CATÓLICOS do OESTE | Say yes: Aprender a dizer sim

catolicos-do-oeste-e1480525558952Foi com uma enorme alegria e de braços e mentes abertos que a catequese da nossa paróquia de Caldas da Rainha, apoiada desde o primeiro momento pelos seus Párocos, arriscou dizer sim e abraçou este projecto em ordem à preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Portugal no ano de 2022.

Este projecto está disponível para todo o país e tem a duração de três anos. O caminho a percorrer é, em traços gerais, a história da JMJ nas suas diversas etapas. Inspira-se no recente sínodo sobre os jovens e na Exortação Apostólica Cristo Vive, valorizando o caminho de discernimento da própria vocação como resposta ao chamamento de Deus, expresso no seu título “Say yes: aprender a dizer sim”.

Neste sentido, os nossos adolescentes, sempre acompanhados e apoiados pelos seus pais e catequistas, já desenvolveram algumas missões em algumas instituições da nossa cidade demonstrando um desejo enorme de servir e de amar o próximo com muita humildade e disponibilidade, abrindo os seus corações à oração e serviço.

A catequese passou a ser assim, para além do aprofundamento da Palavra de Deus, dos Seus mandamentos e sacramentos, um “ arregaçar as mangas e pôr mãos à obra”. Ser cristãos fora da Igreja e ser sinal de esperança no Mundo tem sido um dos caminhos escolhidos.

Desde há muito tempo que a ausência de adolescentes e jovens presentes e activos na vida cristã da nossa Paróquia era uma preocupação e um tema que merecia a melhor atenção dos responsáveis por este sector na procura de projectos e desafios que os chamassem à missão, à vontade de ser cada vez mais de Deus transformando a sua fé firme e com obras.

Felizmente surgiu este projecto que interpelou e desafiou alguns dos jovens mais velhos da nossa paróquia que se sentiram chamados a servir os nossos adolescentes e jovens ao jeito de Maria respondendo sim a Deus.

Iniciámos a catequese em Outubro com cerca de 60 jovens dos 8.º, 9.º e 10.ºs anos, sendo que actualmente já somos cerca de 90, e o caminho que estamos a percorrer tem sido de crescimento pessoal, em grupo e na vontade de sermos a cada dia melhores seres humanos e cristãos mais conscientes e participantes na vida da nossa Paróquia, na nossa escola, nos nossos empregos e em nossas casas junto das nossas famílias.

Desejamos conseguir cumprir os nossos objectivos inspirados pelas muitas palavras amigas e desafiantes que o nosso querido Papa Francisco dirige como: “ O amor de Jesus é um amor diário, discreto e respeitador, amor feito de liberdade e para a liberdade, amor que cura e eleva”.

Marta e Miguel Xavier
Pastoral Juvenil – Paróquia Caldas da Rainha