Consignação de 0,5% do IRS a favor do Centro Social Paroquial

thumb image site 2024-04-21 IRS CSPCR 2 O Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha é actualmente uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e foi constituída em 1980 por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial, entidade legal que representa a Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha, herdando a obra social da paróquia designada por “Patronato de São José” criada em 1959. Ao nível do sector infantil possui uma Creche, Educação Pré-Escolar e Centro Actividades de Tempos Livres e a oferta dirigida à população idosa abrange o Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia. Funciona nas actuais instalações, desde 30 de Outubro de 1993, na Rua Columbano Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha.

O que é a consignação de 0,5% do IRS?

Esta acção consiste em doar 0,5% do IRS liquidado (imposto destinado ao Estado) a uma entidade elegível para esse efeito, como uma IPSS, instituição religiosa e pessoa colectiva de utilidade pública (incluindo com fins ambientais e culturais).
A consignação de 0,5% do IRS não implica qualquer encargo para o contribuinte. É um gesto gratuito. O contribuinte não paga mais IRS nem recebe menos reembolso (consoante o caso). É o Estado que prescinde dessa parcela do imposto, entregando-a uma instituição indicada pelo contribuinte.

Como efectuar a consignação?

Se estiver abrangido pelo IRS Automático, a consignação efectua-se na área “Pré Liquidação”, que se encontra no final da página do IRS Automático, seja no caso de pessoa singular ou na opção de tributação conjunta ou separada. Caso contrário, com a obrigatoriedade de preencher a declaração anual de rendimentos tradicional, a consignação faz-se no Quadro 11 da folha de “Rosto”. Em baixo, apresentamos nas imagens os exemplos dos formulários que vai encontrar na sua área pessoal. Em qualquer dos casos, para consignar o seu imposto, deve indicar ou preencher com as seguintes informações:

Indique se pretende consignar: 0,5% IRS
Entidade Beneficiária: Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas colectivas de utilidade pública
NIF Entidade Beneficiária: 500 876 878