A Igreja Paroquial de Caldas da Rainha manteve, durante largos anos, uma obra de âmbito Social vocacionada para o apoio à Infância e Juventude, designada por “Patronato de S. José”, e que funcionava ao abrigo de um Alvará de 30 de Maio de 1959.

Verificou-se, entretanto, a necessidade da criação de uma obra mais alargada e que abrangesse novas valências no sector juvenil – Jardim de infância e A.T.L.

Em Outubro de 1974 nasceu o Jardim de Infância e algum tempo depois apareceu o A.T.L – Actividades de Tempos Livres.

Em 01 de Abril de 1980 foram aprovados novos Estatutos, agora já com o nome de CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE CALDAS DA RAINHA, tendo estes sido publicados em Diário da República de 25 de Junho de 1980.

Posteriormente em 1987 foi constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social “IPSS”, criada por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de Caldas da Rainha, que também é seu suporte jurídico. Os estatutos foram aprovados em 05 de Julho de 1987 e registados na Direcção Geral da Segurança Social em 08 de Janeiro de 1986 no livro 3 nas Fundações de Solidariedade Social, sob o n.º 6/86, a fls. 36 e verso.

É associada da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social.

É subsidiada pelo Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital Segurança Social de Leiria, através da celebração de Acordos de Cooperação. É ainda comparticipada pelos utentes, tendo como base o rendimento per capita do agregado familiar.

Actualmente, ao nível do sector infantil, tem em funcionamento as respostas sociais de Creche, Educação Pré-Escolar e Centro Actividades de Tempos Livres. Ao nível da população idosa, tem em funcionamento o Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

Funciona nas actuais instalações, desde 30 de Outubro de 1993, na Rua Columbano Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha.

Em 26 de Março 2011 foram inauguradas pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, as novas instalações que acolhem o Lar de Idosos e o Centro de Dia constituindo um acréscimo de capacidade de 27 lugares e 30 vagas para utentes respectivamente.