Horário de Missas

DiaHoraLocalObservações
Sábado19H00Igreja ParoquialMissa Vespertina de domingo
Domingo09H00Igreja de Nossa Senhora do PópuloCapelania do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha
Domingo09H00Igreja Paroquial
Domingo10H15Igreja Paroquial
Domingo12H00Igreja Paroquial
Domingo18H00Igreja Paroquial
Segunda feira a Sábado11H00Igreja de Nossa Senhora do PópuloMissa Ferial Capelania do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha
Segunda feira a Sexta feira19H00Igreja ParoquialMissa Ferial
Sexta feira11H00Centro Social ParoquialMissa Ferial
Sábado09H30Igreja ParoquialMissa Ferial No primeiro sábado do mês

Igreja Paroquial
Praça 25 de Abril
2500 – 110 Caldas da Rainha

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo
Largo Conselheiro José Filipe
2500 – 101 Caldas da Rainha

Centro Social Paroquial
Rua Columbano Bordalo Pinheiro, 18
2500 – 110 Caldas da Rainha

O Sacramento da Eucaristia

1322. A sagrada Eucaristia completa a iniciação cristã. Aqueles que foram elevados à dignidade do sacerdócio real pelo Baptismo e configurados mais profundamente com Cristo pela Confirmação, esses, por meio da Eucaristia, participam, com toda a comunidade, no próprio sacrifício do Senhor.

1323. «O nosso Salvador instituiu na última ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue, para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até voltar, o sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da glória futura».

1324. A Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida cristã» (146). «Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa» (147).

1328. A riqueza inesgotável deste sacramento exprime-se nos diferentes nomes que lhe são dados. Cada um destes nomes evoca alguns dos seus aspectos. Chama-se:
Eucaristia,
porque é acção de graças a Deus. As palavras« eucharistein» (Lc 22, 19; 1 Cor11, 24) e «eulogein» (Mt 26, 26; Mc 14, 22) lembram as bênçãos judaicas que proclamam – sobretudo durante a refeição – as obras de Deus: a criação, a redenção e a santificação.

1329. Ceia do Senhor (150), porque se trata da ceia que o Senhor comeu com os discípulos na véspera da sua paixão e da antecipação do banquete nupcial do Cordeiro (151) na Jerusalém celeste.

[do Catecismo da Igreja Católica]