Guia para o Matrimónio

• Diálogo dos Noivos com o Pároco

O diálogo com o Pároco deve ser feito no horário e sala do Atendimento Pastoral. O horário está disponível na secção Horários.

• Processo Canónico

O preenchimento de formulários para dar início ao Processo Canónico tem lugar no Cartório. O horário de funcionamento do Cartório está disponível na secção Horários.

• CPM (Preparação para o Matrimónio)

O Curso de Preparação para o Matrimónio é realizado anualmente e são de frequência única antes da celebração do Matrimónio.

• Celebração

A celebração do Matrimónio na Igreja Paroquial de Caldas da Rainha – Igreja de Nossa Senhora da Conceição – realiza-se aos Sábados, em hora a combinar e de acordo com a disponibilidade do espaço.

Neste ano de 2019, não sendo possível assegurar um CPM devido à reestruturação da equipa responsável e havendo consciência de que este é um serviço muito importante para o acompanhamento de noivos, a Paróquia de Caldas da rainha disponibiliza alternativamente um conjunto de 4 encontros com a designação de Encontros de Formação para Noivos, entre Março e Maio com a programação seguinte:

• 09 de Março – Uma história de vida para um projecto comum
  • 13 de Abril  –  A sociedade e o matrimónio no testemunho cristão
  • 11 de Maio – Fecundidade do casal e sentido de pertença na família e na comunidade
  • 18 de Maio – Sacramento do Matrimónio: compromisso num caminho de fé

Local: Salão Paroquial de Caldas da Rainha (entrada lateral à igreja)
Horário: das 16H00h às 18H45, seguido de Missa Vespertina às 19H00 na Igreja
Inscrição: paroquiacaldasdarainha@gmail.com

Alternativa às ofertas mais próximas:
CPM de Peniche: Maio (a confirmar)
CPM da Benedita: 15, 16 e 17 de Março

O Sacramento do Matrimónio

1601. «O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento». [do Catecismo da Igreja Católica]

Centro de Preparação para o Matrimónio

O CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio) é um serviço da Igreja Católica que tem como finalidade principal a promoção de sessões de preparação de noivos para o matrimónio, através de uma pedagogia e metodologia próprias, baseadas na revisão de vida e no testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes e apoiados na reflexão e diálogo conjugais.

Tendo nascido em Grenoble – França, em 1956, por se ter verificado que os casais tinham muita dificuldade em dialogar e, sobretudo, em saber escutar o outro, implantou-se em Portugal, em 1960, e rege-se por estatutos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa, orientando a sua actividade pelas normas por esta emanadas.

O CPM pretende ajudar os noivos a preparar o seu matrimónio, a reflectir sobre o seu noivado e a dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos, de modo a:
• Despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;
• Validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
• Fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
• Reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal, de modo a desenvolver formas de superação dessas situações;
• Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família;
• Formar, no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais, no sentido de uma paternidade consciente e responsável.