Guia para o Matrimónio

• Diálogo dos Noivos com o Pároco

O diálogo com o Pároco deve ser feito no horário e sala do Atendimento Pastoral. O horário está disponível na secção Horários.

• Processo Canónico

O preenchimento de formulários para dar início ao Processo Canónico tem lugar no Cartório. O horário de funcionamento do Cartório está disponível na secção Horários.

• CPM (Preparação para o Matrimónio)

Um conjunto de sessões de Preparação para o Matrimónio, com o objectivo de informar e esclarecer, com base em testemunhos pessoais, é realizado anualmente e são de frequência única antes da celebração do Matrimónio.

• Celebração

A celebração do Matrimónio na Igreja Paroquial de Caldas da Rainha – Igreja de Nossa Senhora da Conceição – realiza-se aos Sábados, em hora a combinar e de acordo com a disponibilidade do espaço.

Neste ano de 2020, as sessões do CPM na Paróquia de Caldas da Rainha estão agendadas para as datas que se indicam:

• 15 de Fevereiro – 21H00
  • 29 de Fevereiro – 21H00
  • 07 de Março – 21H00
  • 14 de Março – 21H00
  • 21 de Março – 21H00
  • 28 de Março – 21H00
  • 07 de Abril – 17H00 com celebração de Missa às 19H00.

Local: Salão Paroquial de Caldas da Rainha (entrada lateral à igreja)
Inscrição: cpmcaldasdarainha@gmail.com

Outros Centros de Preparação para o Matrimónio:
CPM de Peniche
CPM da Benedita

O Sacramento do Matrimónio

1601. «O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento». [do Catecismo da Igreja Católica]

Centro de Preparação para o Matrimónio

O CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio) é um serviço da Igreja Católica que tem como finalidade principal a promoção de sessões de preparação de noivos para o matrimónio, através de uma pedagogia e metodologia próprias, baseadas na revisão de vida e no testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes e apoiados na reflexão e diálogo conjugais.

Tendo nascido em Grenoble – França, em 1956, por se ter verificado que os casais tinham muita dificuldade em dialogar e, sobretudo, em saber escutar o outro, implantou-se em Portugal, em 1960, e rege-se por estatutos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa, orientando a sua actividade pelas normas por esta emanadas.

O CPM pretende ajudar os noivos a preparar o seu matrimónio, a reflectir sobre o seu noivado e a dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos, de modo a:
• Despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;
• Validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
• Fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
• Reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal, de modo a desenvolver formas de superação dessas situações;
• Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família;
• Formar, no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais, no sentido de uma paternidade consciente e responsável.