O Movimento Esperança e Vida nasceu em França, em 1944, no contexto da Segunda Guerra Mundial. “As viúvas mais jovens achavam que era oportuno ajudarem-se. Pediram ajuda ao padre Caffarel e iniciaram o movimento que se foi alastrando por toda a Europa”, conta Maria Delfina.

Em Portugal, o movimento surge em 1958, quando, acompanhadas pelo cónego Correia de Sá, oito viúvas foram de Lisboa a Lourdes, para participar na peregrinação organizada pelo movimento que antes se chamava ‘Grupo Espiritual de Viúvas’. A 3 de Dezembro desse mesmo ano realizou-se na igreja de São Domingos, em Lisboa, uma primeira reunião iniciando, aí, o movimento que veio a difundir-se por todo o país. Mas, acentua esta avó de 81 anos, em Portugal e nomeadamente em Lisboa, o movimento “deve muito ao padre José António Duarte que foi, durante 40 anos, o seu assistente diocesano”.