Os Cursilhos de Cristandade (MCC) são um movimento da Igreja que, mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal e tornam possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes. (IF. 74)

O MCC não é algo, mas sim alguém; não é uma coisa, mas sim uma realidade organizada, viva e actuante; uma realidade humana, constituída pelo conjunto de homens e mulheres que, depois de terem feito o Cursilho de três dias, adoptaram a mentalidade e os princípios fundamentais e, seguindo um método próprio, se unem para se ajudarem a viver de um modo mais autêntico a vida cristã, realizando de uma nova maneira a sua relação com Deus, consigo mesmo, com os homens e com o mundo; e para se esforçarem por impregnar de Evangelho os seus ambientes, a fim de que outras pessoas respondam também à chamada de Deus. (IF. 88)

É constituído por sacerdotes e leigos e pretende dar uma resposta ao mundo de hoje. Os cursilhos iniciaram-se em Espanha no ano de 1949, mais concretamente em Palma de Maiorca. Actualmente fazem-se cursilhos em mais de 50 nações. Em Portugal o 1º cursilho realizou-se em Fátima no ano 1960. Desde essa data já passaram por um cursilho muitos homens e mulheres. O cursilho é feito durante 3 dias de reflexão e uma paragem e tem três objectivos:
• Encontro do homem ou mulher consigo próprio;
• encontro com Deus o encontro com Cristo vivo;
• Encontro com os irmãos;
O testemunho alegre da própria vida de fé ,é uma parte fundamental do próprio método do movimento. A amizade faz parte do mais especifico do MCC, um caminho excepcional e privilegiado para evangelização.