Guia para o Baptismo

• Pedido do Baptismo

Os pais devem fazer o pedido do Baptismo à Igreja, na pessoa do Pároco.

• Atendimento dos Pais

O atendimento dos Pais é feito no horário e na sala do Atendimento Pastoral, com pelo menos dois meses antes da data do Baptismo. O horário do atendimento está disponível na secção Horários.

• Reunião de Preparação

O Encontro de preparação do Baptismo para Pais e Padrinhos (CPB) é normalmente no 2º Sábado de cada mês, às 16H00 no 1º andar do Centro Paroquial. Eventuais alterações à data e hora constarão sempre na folha das informações publicada no fim-de-semana precedente, que é transcrita na secção das Informações, afixada nos locais habituais à entrada da Igreja e lidas no final das celebrações do Domingo anterior.

• Celebração

A celebração do Baptismo realiza-se na Igreja Paroquial aos Domingos pelas 11H15.

O Sacramento do Baptismo

1213. O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão (4). «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra».

1214. Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

1215. Este sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tt 3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5).

[do Catecismo da Igreja Católica]