Guia para o Baptismo

• Pedido do Baptismo

Os pais devem fazer o pedido do Baptismo à Igreja, na pessoa do Pároco.

• Atendimento dos Pais

O atendimento dos pais é feito nas horas e local do Atendimento pastoral, pelo menos dois meses antes do Baptismo.

• Reunião de Preparação

A Reunião de preparação (CPB) é no 2º Sábado de cada mês, às 16H00 no Anfiteatro do Centro Pastoral.

• Celebração

A Celebração do Baptismo é na Igreja Paroquial, ao 2º e 4º Domingos do mês, às 11H15.

O Sacramento do Baptismo

1213. O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão (4). «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra».

1214. Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

1215. Este sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tt 3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5).

[do Catecismo da Igreja Católica]