10 de 17 de Novembro de 2019

DOMINGO

10 de Novembro

DOMINGO XXXII DO TEMPO COMUM

• Começa a Semana dos Seminários Diocesanos. Vivamo-la com oração mais intensa para que seja abençoada a sua Missão. Rezemos pelos formadores e seminaristas, particularmente pelos nossos paroquianos, Miguel Ângelo e José Rodriguez. Sugerimos que ao longo da semana, a oração comunitária do Terço, seja por esta intenção.

— 09H00 – Missa
— 10H15 – Missa com a participação do 3º e o 4º Catecismos com seus pais e catequistas.
• No caso de haver Baptismos, estes realizam-se às 11H15.
— 12H00 – Missa

SEXTA-FEIRA

15 de Novembro

— 11H00 – Missa no Centro Social Paroquial
— 18H15 – Momento de oração de despedida do Ícone da Família. O ícone segue para a Paróquia do Coto.
• Por este motivo não se realiza a habitual Oração do Terço.
— 19H00 – Missa
— 21H00 – Vigília de Oração para os jovens da vigararia na Paróquia da Atouguia da Baleia.

SÁBADO

16 de Novembro

— 16H00 – Encontro de preparação para o Baptismo (CPB) para Pais e padrinhos, orientado pelo Diácono Romero.
• No âmbito das decorações de Natal na cidade, será montado um Presépio no largo da Igreja. A partir das 17H30 podemos assistir a um Concerto de canções natalícias.
18H15 – Oração do Terço
— 19H00 – Missa
• Os ofertórios deste fim-de-semana revertem para os Seminários Diocesanos.

DOMINGO

17 de Novembro

DOMINGO XXXIII DO TEMPO COMUM

• Termina a Semana dos Seminários Diocesanos.
• É o Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco, para continuarmos atentos aos mais pobres. O Santo Padre escolheu como tema “A esperança dos pobres jamais será frustrada”. Podemos ler a sua mensagem no site da Paróquia.
• Os ofertórios deste fim-de-semana revertem para os Seminários Diocesanos.

— 09H00 – Missa
— 10H15 – Missa com a participação dos jovens do 5º, 6º e 7º Catecismos com seus pais e catequistas.
• No caso de haver Baptismos, estes realizam-se às 11H15.
— 12H00 – Missa
— 17H15 – Oração do Terço
— 18H00 – Missa

• À saída, estão a ser distribuídos os envelopes para o Contributo paroquial. Podem entregar a vossa partilha, dentro dos envelopes, nos ofertórios do próximo fim-de-semana ou quando vos for mais oportuno.

• Exortamos a ler a Declaração conjunta de católicos, judeus e muçulmanos contra a eutanásia e o suicídio medicamente assistido, consideradas como acções em contradição com o valor da vida humana e erradas do ponto de vista moral e religioso. O documento apela à promoção dos cuidados paliativos, sector que tem feito grandes progressos, em várias dimensões: física, emocional, social e espiritual. Também a Associação Médica Mundial reafirmou a sua oposição à eutanásia e ao suicídio medicamente assistido, na assembleia anual, que decorreu, há dias, na Geórgia.

• O nosso Patriarca escreveu uma Carta aos Diocesanos para apresentar o Ano Pastoral da Caridade, que iremos viver este ano. Essa Carta pode ser lida no jornal “Voz da Verdade”, no Site da Paróquia ou pedir uma fotocópia da mesma no Cartório. Será tema de reflexão nas primeiras reuniões dos Serviços e Movimentos Paroquiais.

• Depois do Sínodo sobre os Jovens, o Papa Francisco publicou uma Exortação Apostólica (carta) aos jovens e a todo o povo de Deus. Exortamos que os nossos jovens a leiam e se reflicta nos grupos. Está acessível no site da Paróquia e à venda no Cartório.

• O site da Paróquia tem um serviço de Newsletter. Sendo possível esta funcionalidade, gostaríamos que inscrevessem os vossos e-mails para que possam receber informações e notícias da paróquia. Para a inscrição do e-mail, devem clicar no botão “Subscrever” na barra azul, a meio da página inicial, e seguir as instruções.