Agrupamento 337 – Caldas da Rainha – CNE

Nas Caldas da Rainha o Escutismo já tinha crescido em 1926 com o Agrupamento do AEP (Associação de Escoteiros de Portugal). Após a Segunda Guerra Mundial também teve alguma actividade durante um período até aos anos 50. Em Julho de 1973, seis jovens reiniciaram o escutismo, tendo um primeiro encontro com os escuteiros de Óbidos. Com a ajuda destes e do padre Mário Rui Pedras, deram início ao escutismo nas Caldas. Foi formada uma patrulha de Exploradores de seis elementos e no dia 3 de dezembro de 1973 fizeram as Promessas. A sede originalmente era na Igreja do Espirito Santo, no Largo João de Deus, ao pé da Mata. Posteriomente passou para junto do Hospital Termal em frente ao GAT e depois o agrupamento veio para a actual sede em Águas Santas.

(Fonte: https://jornaldascaldas.pt/2013/07/10/40-anos-de-escutismo-nas-caldas/)

Educamos. Para quê?

O CNE ajuda jovens a crescer, a procurar a sua própria Felicidade e a contribuir decisivamente para a dos outros e a descobrir e viver segundo os Valores do Homem Novo.

O CNE procura, através do Método Escutista, ajudar cada jovem a educar-se para se tornar consciente do Ser; para se tornar detentor do Saber; para se tornar prepara para Agir.

Áreas de Desenvolvimento:
Físico, Afectivo, Carácter, Espiritual, Intelectual, Social

Método Escutista:
Relação Educativa, Aprender Fazendo, Mística e Simbologia, Progresso Pessoal, Lei e Promessa, Sistema de Patrulhas, Vida na Natureza.