Igreja do Espírito Santo: O Senhor dos Passos das Caldas

thumb image site 2024-03-04 senhor dos passosProcissão do Senhor dos Passos é uma manifestação religiosa de fé e devoção, própria do Tempo da Quaresma. Nela se medita sobre os “passos” da Paixão de Cristo, do pretório ao calvário, assumindo-se como um elemento identitário das próprias comunidades, com a sua dimensão religiosa e cultural.
Nas Caldas da Rainha, esta tradição secular decorria anualmente pelas ruas principais, com ponto de partida e de chegada na Igreja do Espírito Santo. Aqui permaneciam durante todo o ano as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, para veneração pública.
Com o fim desta procissão e o encerramento da igreja devido ao seu estado de conservação, impedindo o seu uso, hoje são muitos os que desconhecem esta tradição e a existência destas imagens.
No âmbito da iniciativa “História, memória e identidade“, apelamos à contribuição de testemunhos e vivências associadas a esta procissão ou ao culto do Senhor dos Passos na Igreja do Espírito Santo, contactando a Paróquia de Caldas da Rainha, ao cuidado de Jorge Rodrigues (Organista).