CATÓLICOS do OESTE – Responder ao chamamento de Deus

catolicos-do-oeste-e1480525558952No passado domingo 2 de Julho receberam o sacramento da Ordem cinco padres e quatro diáconos permanentes. Como sempre, foi uma festa grande em Igreja, que se espelhou nos Jerónimos repleto de familiares, amigos e de muitos diocesanos que quiseram partilhar tão significativo momento.
Dos cinco padres destacamos o jovem Pedro Tavares de 25 anos, baptizado na Paróquia de S. Sebastião, Peniche, cuja Missa Nova celebrou no passado domingo, na igreja de S. Pedro em Peniche, onde acorreu imenso povo de Deus com muita emoção, numa tarde cheia de sol.
O agora Pe. Pedro Tavares, no seu 7º ano de escolaridade, quis fazer uma experiência de pré-seminário. Porém, a reacção não foi a melhor, até que a porta da vocação se voltou a abrir num retiro de acólitos da sua paróquia.
Pode dizer-se que foi a Palavra de Deus que o tocou, naturalmente como fruto da oração de uma grande comunidade de crentes que normalmente reza pelas vocações. E então o jovem Pedro deixa-se tocar por aquela frase do evangelho de S. João projectada na parede: “Tu amas-Me?” A partir daqui ele iniciou uma experiência de Deus como nunca tinha feito, para o que contribuiu o apoio dos seus pais, que sempre acarinharam esta decisão do filho mais velho.
Também para o Diaconado Permanente – reservado a homens que têm a sua vida familiar e profissional constituída – a família e a decisão favorável das esposas é preponderante para esta escolha de entrega ao serviço da Igreja. E na mesma celebração daquele domingo, foram ordenados quatro novos diáconos, culminando um período de cinco anos de formação teológica e pastoral no Seminário Maior de Cristo-Rei em Lisboa.
Para o reitor do Seminário de Cristo-Rei e coordenador da selecção e formação dos candidatos ao Diaconado Permanente na diocese, cónego José Miguel Pereira, este ministério é importante pois cria “uma mais-valia para a evangelização e para a tentativa de fazer pontes e ir às periferias”. Refere ainda este responsável pela formação que “o Diaconado Permanente tem também a possibilidade de estar mais envolvido e introduzido em alguns campos da vida pastoral e da vida humana, onde muitas vezes o ministério ordenado dos presbíteros não chega, como seja a vida profissional, a vida familiar ou em algumas áreas da vida universitária ou hospitalar, por exemplo”.
Destacamos aqui o testemunho de um novo Diácono Permanente – Emanuel Sousa, da Paróquia de Algueirão, Mem Martins – que refere: “É um passo muito importante, que eu irei dar juntamente com a minha família, porque isto é partilhado com a família – dar espaço à comunidade, abdicando de mim e da família, por uma causa maior, que é o chamamento que Jesus Cristo nos faz, nesta entrega pelos outros.”
Para estes novos padres e diáconos, atendendo a tantas intervenções do Papa Francisco, bem podemos lembrar que Jesus segue à nossa frente e pede-nos que O sigamos decididamente pelo seu caminho, olhando para a realidade e testemunhando-O corajosamente nas situações de cada dia, sem medo ou vergonha de quem maltrata, ignora, ou pela frente honra a Igreja e pelas costas combate o Evangelho.

Diácono Romero
Com ‘Voz da Verdade’
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5182
Sexta-feira, 14 de Julho de 2017