CATÓLICOS do OESTE | Preparar o casamento católico

catolicos-do-oeste-e1480525558952Nos tempos em que vivemos, existe muito medo de tomar decisões definitivas, como a de casar-se com compromisso para toda a vida, pois muitas pessoas consideram impossível manter o amor vivo ao longo dos anos. O Papa Francisco tem-nos falado desta problemática, convidando-nos a não nos deixarmos vencer pela “cultura do provisório”, pois o amor que fundamenta uma família é um amor para sempre.
Felizmente, ainda existem muitas pessoas que acreditam no amor permanente e decidem unir as suas vidas, até que a morte os separe, em Sacramento. São testemunho disto, os vinte casais de noivos, residentes em Caldas da Rainha e paróquias vizinhas, que frequentaram, muito recentemente, o CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio), na nossa cidade. O CPM é um movimento da Igreja, destinado a crentes e não crentes, e que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos, para o Matrimónio. Através de uma metodologia e pedagogia próprias, convida-os a reflectir e a dialogar sobre várias temáticas da vida a dois, numa base de discussão e partilha, de modo a que quem participa nestes encontros saia mais esclarecido e consciente do que é o casamento católico. Sendo um trabalho, essencialmente de grupo, onde o diálogo é o mais importante, pretende-se que este seja incentivado para toda a vida.

Neste trabalho de CPM, os noivos são acompanhados por um sacerdote e por casais cristãos que já receberam o Sacramento do Matrimónio. Estes casais, através da partilha da sua experiência de vida em casal e em família e da dinamização dos trabalhos de grupos de noivos, pretendem despertar os nubentes para as alegrias e dificuldades da vida de casados, apontando algumas das maravilhas que Deus lhes reserva.
Não se trata simplesmente de dar orientações éticas ou modelos de avaliação moral, nem tão pouco servir de casais modelos, mas, pelo contrário, oferecer um espaço privilegiado em que os noivos se encontrem em profundidade, um com o outro, e dialoguem sobre temas estruturantes que possam contribuir para a construção de um lar cristão. Não existem lições ou conferências, mas sim conversas para troca de pontos de vista e experiências sobre temas relevantes para a futura vida de casados. É, assim, proporcionada uma oportunidade de rever e garantir a decisão de avançar para o Sacramento do Matrimónio, ou de se mudar a tempo…
O CPM constitui, muito simplesmente, uma curta preparação para o matrimónio, o qual, de facto, supõe e exige uma preparação longa, através do testemunho e da formação nas famílias de origem.
Depois de um período de namoro ou de vivência já em comum, as duas pessoas (homem e mulher), verificado que foi o seu amor e solidez da relação, sentem que só podem avançar se unirem as suas vidas, num compromisso firme, em que Deus está envolvido, num ato de grande responsabilidade e maturidade. Segundo o Catecismo da Igreja Católica no nº1662, o Matrimónio cristão assenta na vontade, livre e esclarecida, dos esposos se darem um ao outro, mútua e definitivamente, com o fim de viverem uma aliança de amor fiel e fecundo.
Contrair matrimónio é um ato de grande responsabilidade e elevado significado para quem o vive e deve ser considerado como uma verdadeira vocação.
Quando nos casamos, todos queremos ser felizes ao tentarmos fazer o outro feliz. A Igreja quer colaborar nesse desejo, nessa necessidade, pelo que incentiva, vivamente, a frequência do CPM.

Fernando Alves
CPM Caldas da Rainha