CATÓLICOS do OESTE | Esperança

catolicos-do-oeste-e1480525558952Hoje em dia, muito frequentemente, o ser humano não sabe o que traz no interior da sua alma e do seu coração. O homem procura-se a si mesmo numa certa insegurança acerca do sentido da vida e a dúvida transforma-se em desespero, pois falta-lhe a esperança.
Esperança sobre o desejo de modificar o presente que vive dia a dia, a caminho de um futuro melhor que quer construir, mais pleno de recursos e de segurança.
É reflexo desta problemática a crescente redução de nascimentos em Portugal, a que Caldas da Rainha não escapa. Por cá, os registos apontam para quase menos duzentos partos no Hospital em 2017, relativamente aos números de 2016. Ora os jovens de hoje ao se colocarem perante os desafios da natalidade precisam de confiança, audácia e do sentimento mais nobre que tudo abarca, que é a fidelidade, um valor tão relegado para último plano num mundo descartável como aquele em que vivemos.
“Não tenhais medo! Abri, ou melhor, escancarai as portas a Cristo!” são palavras que, em Outubro de 1978, escutámos do recém eleito Papa João Paulo II. Há quarenta anos, decerto todos de uma forma geral, mas especialmente os jovens, ficaram tocados com esta lufada de ar fresco que dava à Igreja um novo impulso e ninguém imaginava quão longe levariam estas palavras e que caminhos belos se abririam entretanto.
Ficámos marcados e todos sentimos uma grande esperança, isto é, todos nos sentimos revigorados e confiantes nas capacidades de cada um para abraçar novos desafios, sendo o maior, o desafio de uma nova evangelização, esclarecidos por uma sempre necessária Catequese de Adultos onde se dissipem as dúvidas e se compreenda o sentido de Deus que, por seu Filho Jesus, nos convida a apostar na vida contra o pecado e contra a morte.
“Abri os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo!” são ainda palavras de João Paulo II que impulsionam, que nos enviam com entusiasmo e com uma grande confiança. Por isso questiono-me sobre a disponibilidade de muitos que hoje não põem os seus talentos a render, ou seja, não oferecem as suas capacidades do “saber” para combater a preferência pelo “ter”. Para quando um “Banco de Tempo”, em que cada um pode dar do seu tempo e do seu saber sem limites de idade?…
Há quarenta anos, tal como hoje com o Papa Francisco que é tão amado tanto por crentes, como por indiferentes, somos chamados a levar a esperança aos mais tristes e desesperados, com as palavras de Jesus Cristo, anunciando a Boa Nova de uma vida com sentido aqui na Terra, na esperança da vida eterna na intimidade com Deus nos Céus.
Agora que se aproxima o tempo de férias, pode cada um aproveitar para refletir e avançar sem medo, mas com vontade de construir na fidelidade ao projeto que se assumiu, seja na família, seja na entrega generosa a uma sociedade que todos queremos mais justa e fraterna.

Diácono Romero
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5233