CATÓLICOS do OESTE | Dia Mundial do Doente

catolicos-do-oeste-e1480525558952Dia 11 de Fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lurdes, celebra-se o Dia Mundial do Doente.
Não há doente nenhum, na Paróquia de Caldas da Rainha que, ao solicitar, não tenha a presença do Sacerdote, do Diácono ou do Ministro Extraordinário da Comunhão. Todas as semanas, os Ministros da Eucaristia vão aos Lares ou a casas particulares levar a Sagrada Comunhão. Graças a Deus este Serviço está a funcionar muito bem.
Visitar os doentes é minha missão, que faço com muito gosto. Ao fazê-lo, “toco” nas feridas do irmão que sofre, partilho dos seus sentimentos e deixo, com a força que vem de Deus no Sacramento da Unção dos Enfermos, o alívio, o perdão e a esperança.
Nas visitas ao domicílio ou a outros locais e vendo, ouvindo e lendo, sinto que é muito importante apoiar os profissionais de saúde. Eles estão exaustos e os doentes nem sempre têm espaços condignos nos Hospitais.
É certo que há muitas famílias que tudo fazem para cuidar dos seus familiares doentes, mas nem sempre é possível tê-los senão nos Lares ou Hospitais.
É urgente uma atenção redobrada do Serviço Nacional de Saúde!
O Estado tem de continuar a procurar dispender menos noutras áreas e canalizar mais verbas para a Saúde. O Ministério da Saúde devia ter mais verbas, pois os profissionais de saúde e os doentes precisam de muito mais atenção.
Eu que conheci o Hospital do Barro, em Torres Vedras, o que me custou saber do encerramento daquela unidade de saúde! Ainda hoje penso se foi bem ponderada aquela decisão. Como havia ali profissionalismo!
A Paróquia de Caldas da Rainha vai celebrar o Dia do Doente, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, dia 11 de Fevereiro, às 16h00. Na Missa vamos administrar o Sacramento da Unção dos Enfermos, Sacramento para todo o doente, para o aliviar e confortar. É quem está doente que pode receber a Santa Unção. É Sacramento para vivos doentes levando-os para a vida.
Convidamos as Famílias e Lares a trazerem os seus doentes para celebrarmos com eles a esperança que vem de Cristo Jesus de que todo o sofrimento é redentor e que Ele está presente para aliviar e salvar. E, como diz a Sagrada Escritura, se um irmão está doente o sacerdote unja-o e imponha-lhe as mãos, para que o doente seja aliviado do seu sofrimento e lhe seja perdoado o seu pecado.
Pelo conhecimento que tenho dos nossos Bombeiros, se alguém precisar de ajuda para que os seus doentes cheguem à Igreja, eles ajudarão de certeza.
Que Nossa Senhora saúde dos enfermos, interceda junto de Deus, para que haja mais atenção aos doentes e aos profissionais de saúde, particularmente neste nosso Oeste.

Pe. Joaquim Pedro

Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5160
Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017
Ligação: http://gazetacaldas.com/opiniao/rubricas-semanais/catolicos-do-oeste-dia-mundial-do-oeste/