CATÓLICOS do OESTE | Chegados para agir

catolicos-do-oeste-e1480525558952A equipa pastoral de Caldas da Rainha (Padre Alfredo Dionísio, Padre Joaquim Pedro e Diácono Paulo Romero) assume com alegria e espírito de missão a presença regular da Igreja Católica na página de Opinião deste prestigioso jornal regional.
Estamos a desenvolver a nossa actividade pastoral há cerca de um ano aqui na cidade e tomámos logo a consciência de que muito há a fazer numa evangelização que se pretende seja ampla e chegue aos que estão mais distantes dos caminhos de Deus.
Queremos privilegiar tempos de oração e adoração eucarística, dinamizando as várias estruturas em actividade na paróquia, com o especial empenho e mobilização dos Movimentos, numa Igreja que saia e vá ao encontro dos outros.
A par de uma catequese para jovens e para adultos, terminámos recentemente um Curso Bíblico, na medida em que consideramos que esta a formação é um pilar fundamental para uma fé esclarecida.
Ao mesmo tempo estamos a iniciar uma nova fase de envolvimento dos jovens pais, criando espaços de diálogo e partilha de vivências. A atenção às famílias é algo a que não nos furtamos e vamos dedicar-lhes uma especial atenção para termos famílias fortes perante a adversidade dos tempos.
Especialmente em Outubro vivemos o espírito das missões, já que todos pelo baptismo somos missionários. E não é preciso ir para longe, porque estaremos a ser missionários quando levamos um sorriso de carinho e ânimo a quem vive no nosso bairro e está fragilizado pela doença, ou por algum infortúnio.
A nossa dedicação aos mais pobres é também uma prioridade, quer pelas estruturas paroquiais especialmente dedicadas a ajudar quem precisa de alimentos e de agasalhos, quer ainda na estrutura do Centro Social e Paroquial nas suas valências de ensino e ocupação lúdica de crianças, a par do apoio aos idosos e menos válidos.
Consagramo-nos à Mãe do Céu e nossa padroeira, nesta tarefa pastoral de chegar a todos com o espírito do Amor de Deus, agora que este nosso primeiro ano nas Caldas da Rainha fica marcado pelo Ano Jubilar da Misericórdia.
Estamos atentos aos ensinamentos simples e catalisadores do Papa Francisco. Ele é uma figura mundialmente respeitada, não apenas pelo seu empenhamento na reforma da Igreja, mas sobretudo porque esse esforço procura levar os católicos a ver o mundo a partir dos excluídos.
O que importa é o bem da Igreja Católica com particular referencia a Jesus Cristo Ressuscitado, que nos abre o caminho para a intimidade com o Pai do Céu. E esse é o nosso trajeto como equipa pastoral.
É nesta senda de chegar aos mais afastados da Igreja que estamos a preparar um Presépio Vivo – com as diversas estruturas da paróquia – onde todos são convocados para fazer a viagem de Maria e José até à gruta de Belém, criando assim uma expressão participativa sobre o nascimento de Jesus. Esta “viagem” terá lugar no sábado 10 de Dezembro, com início na antiga Praça do Peixe, passando pela Av. Heróis da Grande Guerra em direção à igreja.
Em síntese, a todos saudamos neste início de um novo Ano Litúrgico e procuraremos aqui nesta coluna dar uma perspectiva sintética do que vai acontecendo de âmbito religioso na nossa cidade das Caldas da Rainha, ao mesmo tempo que também procuraremos dar alguns reflexos do que vai acontecendo pelo Oeste de uma forma geral.

A equipa pastoral

Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5150