CATÓLICOS do OESTE – O Centro Social Paroquial

catolicos-do-oeste-e1480525558952O Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha, embora muitos católicos não o vivam como seu, é uma instituição pertencente à Paróquia, ou melhor dizendo, é um serviço por esta disponibilizado para servir a comunidade em que está inserida. Deste modo, o Centro deve manter estreitas relações com a paróquia, procurando que todos o estimem como expressão e instrumento da Acção Social da própria Comunidade Paroquial. Pretende cultivar, também, nos seus paroquianos, a noção das suas responsabilidades sociais, motivando-os para as exigências cristãs da partilha e da comunicação de bens. Está integrado na Pastoral Social e Caritativa da Diocese de Lisboa e de acordo com os princípios inspiradores, plasmados nos seus estatutos, “O Centro prossegue o bem público eclesial na sua área de intervenção, de acordo com as normas da Igreja Católica, e tem como fins a promoção da caridade cristã, da cultura, da educação e a integração comunitária e social, na perspectiva dos valores do Evangelho, de todos os habitantes da comunidade onde está situado, especialmente dos mais pobres”. Toda a sua acção, na prossecução dos seus fins, deverá ser orientada à luz da Doutrina Social da Igreja.
O Papa Bento XVI, na sua visita a Fátima, no dia 13 de maio de 2010, no seu discurso à Pastoral Social, disse concretamente: “No meio de tantas instituições sociais que servem o bem comum, próximas das populações carenciadas, contam-se as da Igreja Católica. Importa que seja clara a sua orientação, de modo a assumirem uma identidade bem patente: na inspiração dos seus objectivos, na escolha dos seus recursos humanos, nos métodos de actuação, na qualidade dos seus serviços, na gestão séria e eficaz dos meios. A firmeza da identidade das instituições é um serviço real, com grandes vantagens para os que dele beneficiam. Passo fundamental, além da identidade e unido a ela, é conceder à actividade caritativa cristã autonomia e independência da política e das ideologias, ainda que em cooperação com organismos do Estado para atingir fins comuns”. Assim sendo e para que seja possível, de todo, atingir os seus objectivos, o Centro Social Paroquial, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, trabalha em estreita ligação com a Segurança Social, com a qual tem celebrado vários acordos de cooperação.
De momento, o Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha tem em funcionamento as valências de Creche, Educação Pré-Escolar, Centro de Actividades de Tempos Livres, no apoio à infância, e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, no que às pessoas idosas diz respeito. Disponibiliza, ainda, como oferta educativa, o 1º. Ciclo do Ensino Básico.
É importante que todos os paroquianos de Caldas da Rainha sintam o Centro como parte integrante da paróquia, o qual necessita da colaboração de todos, não só através de apoio material, mas também disponibilizando trabalho voluntário, para determinado tipo de tarefas que vão sendo solicitadas. Gestos simples, como doar 0,5% do IRS, podem fazer muita diferença em instituições deste tipo, sem qualquer encargo adicional para o dador. O voluntariar-se para trabalhar na tasquinha do Centro, durante as festas de Verão na Expoeste, é outro exemplo de solidariedade. Não tenhamos medo da palavra Caridade, “virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor d’Ele” (Catecismo da Igreja Católica nº. 1822).

Fernando Alves
Centro Social Paroquial
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5174
Sexta-feira, 19 de Maio de 2017