CATÓLICOS do OESTE: Ainda o Papa Francisco

catolicos-do-oeste-e1480525558952Sugere o Santo Padre aos jovens que ao fim do dia façam uma pausa. Por uns breves minutos, pede que se desliguem do mundo, e possam relembrar todos os acontecimentos bons e maus desse mesmo dia. Num momento único, de silêncio, e perfeita comunhão consigo próprios e com Deus. Devem abrir, sem medo, o seu coração, e genuinamente demonstrar gratidão e arrependimento. Um exame de consciência, honesto e diário, conduzirá os jovens ao encontro de Deus, recolhendo os benefícios dessa mesma intimidade.
Em segundo lugar, a leitura da Palavra de Deus. Relembra mais uma vez que Maria escutou sempre com muita atenção as palavras de Jesus, e soube sempre procurar nelas conforto e conhecimento. Relembra aos jovens a necessidade de aprender pela Palavra de Deus, a Bíblia. Exorta os jovens a descobrirem na leitura das Sagradas Escrituras a resolução para os problemas do quotidiano, a lá encontrarem as respostas que anseiam.
Em terceiro lugar, apela à participação na Santa Missa. Recorda a constante postura de louvor de Maria, e a sua atitude de dar graças. Explica o Papa Francisco que o louvor e o dar graças são uma “atitude eucarística”, e que é na participação da Missa que os jovens irão ganhar alegria para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Por outro lado, explica que o sacramento da Confissão permite o renovar constante da vida, transformando a vida de cada um em louvor constante a Deus.
Por fim, porque é nos jovens que está todo o vigor, e recorrendo mais uma vez ao exemplo de Maria, apelou a todos os jovens a prática de ações concretas. Relembrou a prima mais idosa de Maria, Isabel. Como Isabel, com toda a sua fé, ajudou Maria a compreender a ação de Deus nela, e como Maria foi ao seu auxílio em tão importante momento na vida de Isabel. Daqui o Santo Padre referiu a importância dos jovens se ocuparem dos mais velhos, e aproveitarem os seus ensinamentos, “Vós, jovens, tendes o vigor; os idosos, a memória e a sabedoria”.
Sem dúvida, sábios conselhos que a todos ajudarão, jovens e não só.
Na Festa da Família, no passado domingo em Alcobaça, as palavras do Papa Francisco e o sentido da sua exortação “A Alegria do Amor” foram tomadas como o tema deste grande encontro de famílias que reuniu mais de mil participantes adultos.
Houve muitos momentos altos nesta Festa, porque foram diversas as actividades que animaram todo o dia, com o envolvimento de Paróquias, Movimentos e Associações com entusiasmo e muita alegria, entre jogos, almoço de farnel, doces e especialidades de mãos sábias, e a rematar uma palavra muito próxima de felicitações aos casais que quiseram assinalar as suas bodas matrimoniais.
Aceitando os desafios do Papa Francisco, esperamos cada vez mais casais jovens na próxima Festa da Família.

Marta e Miguel Xavier
Pastoral Juvenil de Caldas da Rainha