CATÓLICOS do OESTE | O Agrupamento de Escuteiros

catolicos-do-oeste-e1480525558952No início de cada ano letivo os pais procuram organizar os horários dos seus filhos, naturalmente pensando nos tempos de aulas e nas atividades físicas e culturais. Não raramente pretendem proporcionar-lhes uma vivência mais completa pela sua participação em grupos de escuteiros, os quais têm uma simbologia e mística própria com experiências adequadas à idade dos filhos.
O Agrupamento de Escuteiros 337 Caldas da Rainha, pertence ao CNE – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português e conta já com mais de 40 anos de atividade na nossa Cidade e atualmente com cerca de 130 elementos dos 7 aos 65 anos.
O movimento escutista em geral pretende formar cidadãos responsáveis e participativos na sua comunidade, através de um sistema de educação não-formal, focado no desenvolvimento global das crianças e jovens, em que são eles mesmos os protagonistas do seu crescimento, convivendo e partilhando responsabilidades, ultrapassando dificuldades e desafios, desenvolvendo conhecimentos e competências que lhes permitam agir na sua vivência diária para a construção de um mundo melhor.
Com uma metodologia muito própria, desenvolvida em 1907 por Baden-Powell, em Inglaterra, os jovens são agrupados em pequenas unidades, de 5 a 8 elementos, com a distribuição de cargos e funções entre eles, permitindo um grau de autonomia elevado na realização de jogos e tarefas, promovendo o espírito de entreajuda e compreensão, bem como uma consciência da importância de cada indivíduo para o resultado do coletivo. Esta metodologia é aplicada dos 6 aos 22 anos em quatro grupos etários (dos 6 aos 10, dos 10 aos 14, dos 14 aos 18 e dos 19 aos 22 anos).
Na nossa comunidade de Caldas da Rainha, o Agrupamento de Escuteiros funciona como um todo, na sua expressão máxima, participando ativamente em ações de carácter social e ambiental e em qualquer outra ação que proporcione momentos e oportunidades educativas aos jovens, pela possibilidade de viver o lema dos Escuteiros: “Sempre Alerta”.
Baseando a nossa vivência num pequeno conjunto de orientações designados por Leis e Princípios, procuramos incutir valores e desenvolver o carácter dos jovens de forma a que se sintam capazes e com vontade de agir sobre o mundo que os rodeia, desprovidos de egoísmo, procurando o bem comum e a ajuda ao próximo.
As nossas atividades são, sempre que possível, desenvolvidas ao ar livre, para que os jovens possam conhecer e aproveitar as maravilhas da natureza, levando a um crescimento mais saudável e a uma melhor compreensão do mundo natural, cultivando o respeito e necessidade de proteção do mesmo.
O Escutismo promove também o desenvolvimento espiritual de cada criança/jovem, de forma adequada à sua idade, para que possam encontrar a serenidade através do conhecimento e da prática, tendo Jesus como exemplo máximo de caminho a seguir. Esta vivência espiritual tem lugar no desenvolvimento de todas as nossas atividades e tem como momento alto a participação na Oração e Eucaristia. O Agrupamento procura também ser um grupo ativo na Comunidade Paroquial, contribuindo para a dinamização e desenvolvimento da Paróquia.
São muito belos e tocantes os testemunhos de quem cresceu integrado num grupo de escuteiros, pois aquele tempo contribuiu de forma decisiva para a maneira como cada um aborda as mais diversas situações da sua vida, promovendo o sentido de grupo, as amizades, e até a alegria, perante os desafios e o espírito de servir.

Fábio Santos

Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5162