CATÓLICOS do OESTE | Agrupamento 337 – Escuteiros

catolicos-do-oeste-e1480525558952Um dia perguntaram a Jesus: “Onde moras?” e Jesus percebendo que neles havia curiosidade em conhecer o seu estilo de vida, respondeu “Vinde e Vede”. Entrar, ver e participar é sempre a proposta de todos os grupos de escuteiros e o Agrupamento 337 de Caldas da Rainha não foge à regra, criando entusiasmo nos que a ele pertencem e nos jovens mais curiosos da cidade e arredores.
A formação da personalidade do jovem assenta muito naquilo que ele vai recebendo ao longo da vida. Por isso, e salvo muito honrosas excepções, os melhores alunos são os que têm uma família estável e onde se vivem vários horizontes de cultura, regularmente em meios complementares de aprendizagem, como visitas e experiências interdisciplinares, por vezes até no contacto com outras culturas e civilizações.
O Agrupamento 337, ao desenvolver um programa alargado de experiências, oferece aos jovens o essencial como ponto de partida para a vida, que é a vivência em grupo, a partilha de ideias, a criação de caminhos de evangelização e de caridade. Fé e acção estão juntos no caminho do escuteiro que reconhece em Deus o criador da natureza de que ele desfruta e procura preservar.
Come and see” foram talvez as palavras mais frequentes de Baden-Powell quando deu os primeiros passos em Brownsea e fundou, a seguir, o Escutismo. Ele foi muito claro no estilo da sua proposta: “procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes”. Sendo um movimento mundial, Baden-Powell não procurou identificá-lo a apenas uma religião, mas sim a um só objectivo: o encontro do Homem com Deus, a procura da fé e do rumo certo.
Se nos perguntarem o que é ser escuteiros e o que é a procura desse rumo, não saberemos responder concretamente, pois é algo que se sente e não se explica. É um caminho de crescimento individual no seio de uma família que cresce connosco também. É a conquista da responsabilidade, da autonomia, de um sentimento de empreendedorismo, de fazer mais e melhor.
Ser Escuteiro passa por perder 5 minutos do dia para saber quais são os avisos para a próxima semana, passa por fazer o possível e impossível para ir àquela actividade, passa por fazer de tudo para deixar o mundo, o espaço que nos rodeia, num lugar melhor, à imagem de Deus, e influenciar os que vivem connosco a fazer o mesmo. É ser o primeiro a pôr a embalagem de sumo no lixo, a dizer bom dia ao vizinho, é ser o primeiro a dizer que vai à Procissão.
Assim, ser escuteiro parte do simples e da vontade de cada um de fazer coisas maiores, estando ou não uniformizados e de lenço ao pescoço. O céu é o limite.
Vemos em Deus a esperança de que, ao juntarmos todos os pequenos actos que preenchem o nosso dia-a-dia, ao juntarmos o que faz de nós Escuteiros, o mundo se tornará num lugar melhor, num lugar onde nos amemos uns aos outros como Jesus nos amou, num lugar onde ser Escuteiro, onde servir, seja motivo de orgulho.
Se não vives para servir, não serves para viver.

Agrupamento 337 – Escuteiros de Caldas da Rainha
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5235