CATÓLICOS do OESTE | Abril Juvenil

catolicos-do-oeste-e1480525558952Durante o mês de Abril, levamos os nossos jovens da Paróquia de Caldas da Rainha a diversos Encontros de Jovens. Daí achar importante partilhar convosco a nossa experiência. Nestes encontros, houve tempo para tudo, para reflexão, silêncio, caminhada, partilha, convívio e debates.
No passado dia 15 de Abril, realizou-se as Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ). Trata-se de um encontro, para todos os jovens da nossa diocese de Lisboa participarem. Este evento realiza-se uma vez por ano e a localização é sempre diferente. Este ano o encontro foi na Vila da Lourinhã e em edições anteriores as Jornadas chegaram a ser em Mafra, Torres Vedras e Lisboa. A organização da JDJ, é assegurada pelo grupo de juventude do Patriarcado de Lisboa e com o apoio dos jovens residentes no local onde é realizado o evento nesse ano.
Na manhã do dia 15 deslocamo-nos até ao Pavilhão do Hóquei Clube de Lourinhã, na Vila da Lourinhã. À medida que íamos entrando no pavilhão fomos acolhidos por um grupo de jovens de Massamá que estavam a animar os jovens com cânticos e danças. Dentro do recinto já se encontravam algumas dezenas de jovens e ainda havia muitos outros a chegar. De seguida deu-se início ao encontro com o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, onde ele falou sobre o tema “Da Palavra nasce a Fé” e os jovens tiveram a oportunidade de colocar as suas questões.
Um tema muito debatido foi a preocupação dos jovens em evangelizar outros jovens a partir das redes sociais. Após o encontro com o senhor D. Manuel, os jovens foram separados em 4 grupos e cada grupo seguiu o seu percurso com os respetivos orientadores. Deslocamo-nos até à Igreja do Convento de Santo António e aí pudemos refletir sobre algumas leituras selecionadas e estar em silencio. Após este momento continuamos em silencio e começamos a caminhar até outra igreja. Nesse espaço já nos juntamos em pequenos grupos e começamos a partilhar sobre as perguntas que tinham sido feitas para reflexão.
Levámos almoço para comer no jardim próximo. À tarde fomos participar num concerto com a Claudine Pinheiro. A Claudine é uma intérprete/compositora, que já há dez anos tem vindo a interpretar canções com inspiração católica. Este concerto foi muito belo, a voz da Claudine faz nos acalmar e refletir sobre a mensagem da letra. Foi uma experiência única. Após o concerto regressamos ao pavilhão onde terminámos a JDJ com a celebração eucarística, presidida pelo bispo D. Nuno Brás. Este dia encheu-nos o coração e como bónus conseguimos tirar uma fotografia com o nosso Patriarca D. Manuel Clemente.
No dia 21 os jovens da nossa paróquia juntaram-se no Centro Social e Paroquial para passar grande parte do dia todos juntos. Nessa atividade tivemos tempo para tudo: conviver, partilhar almoço, refletir, estar em silêncio e ajudar o próximo. No final terminamos um dia bem passado com a celebração eucarística. Esta atividade foi importante para juntar os diferentes grupos de jovens numa só atividade, visando fortalecer a amizade uns com os outros e com o nosso principal amigo que é Jesus!

Tiago Miradouro
Grupo de Jovens