Sínodo dos Bispos – Por uma Igreja sinodal

thumb image site 2022-02-04 sinodo logoPor uma Igreja sinodal – Comunhão |  Participação | Missão

O que é um Sínodo?
A palavra tem origem no grego “synodos” e significa: caminho feito em conjunto. Foi traduzida para o latim como “concilium”, que quer dizer: assembleia. O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente, instituída pelo Papa Paulo VI em 1965. O Papa instituiu este organismo em consequência da doutrina do II Concílio do Vaticano a respeito da colegialidade episcopal, dando uma mais ampla e efetiva participação do episcopado no governo e condução da Igreja universal. Em 2018 o Papa Francisco renovou profundamente o Sínodo dos Bispos, incluindo a sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja. A realização do Sínodo acontece em três fases: a fase preparatória, em que se consulta a Igreja no seu todo a respeito de um determinado tema proposto pelo Papa. A fase celebrativa em que Bispos se reúnem em Assembleia em Roma com o Papa. A fase de atuação em que as indicações saídas da Assembleia dos Bispos e confirmadas pelo Papa são recebidas e efetivadas na vida da Igreja.

O porquê de uma Assembleia sinodal sobre a sinodalidade?
Com esta convocação, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio» (Papa Francisco, Discurso, 17/10/2015). Este itinerário, que se insere no sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo II Concílio do Vaticano, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário. Documento preparatório, n.º 1

O que se pretende?
Este Sínodo não espera apenas respostas que possam ajudar a Assembleia do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Roma, em outubro de 2023, mas deseja também promover e desenvolver a prática e a experiência de ser sinodal durante o processo e depois dele, progredindo. «O Sínodo é um caminho de discernimento espiritual, de discernimento eclesial, que se faz na adoração, na oração, em contacto com a Palavra de Deus […]. A Palavra abre-nos ao discernimento e ilumina-o». (Papa Francisco, Homilia, 10/10/2021)

Metodologia
Cada paróquia ou conjunto de paróquias terá um coordenador local que animará a reflexão e partilha em vista do caminho sinodal. Em primeiro lugar, o coordenador local receberá formação para cultivar um espírito verdadeiramente sinodal nas paróquias e grupos. Em seguida, promover-se-ão, nas paróquias e comunidades, reuniões para oração, reflexão e partilha a respeito de perguntas que são propostas. A questão fundamental que se coloca, de acordo com o Documento preparatório, é: «Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?».

Documentos de apoio e indicações

Flyer | PDF
Pagela com a oração do Sínodo dos Bispos | PDF

Vademecum com os temas para reflexão | PDF
• Os grupos “sinodais” devem contactar previamente o Jorge Rodrigues (coordenador local da Paróquia).

Síntese do Vademecum – Cardeal-Patriarca, Setembro 2021 (setembro de 2021) | PDF
“Rumo ao Sínodo dos Bispos de 2023” – Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa (10 de outubro de 2021) | PDF
Palavras de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023 (25 de outubro 2021) – D. Manuel Clemente | PDF
Homilia na Solenidade da Dedicação da Sé (25 de outubro 2021) – D. Manuel Clemente | PDF

Novas datas para a fase diocesana

O tempo da fase diocesana da caminhada sinodal foi alargado, pelo Papa Francisco, até agosto de 2022. Em Portugal, a Conferência Episcopal estabeleceu a data de 31 de maio de 2022 para a entrega das sínteses diocesanas.
Apresentamos agora, a nova calendarização para as várias etapas da Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos:

• Novembro de 2021 a março de 2022: encontros locais;
• Até 31 de março: entrega das sínteses ao secretariado diocesano;
• até 30 de Abril de 2022: leitura das sínteses das comunidades e redação da 1ª síntese diocesana;
• 14 de maio: Assembleia Diocesana Pré Sinodal;
• Até 31 de maio: redação da 2ª síntese diocesana e entrega à CEP.

Links:
Patriarcado de Lisboa – Página sobre o Sínodo