SAY YES | Cruz e Ícone de Nossa Senhora

thumb image site 2020-12-20 cruz icone jornada paroquial say yesNos dias 19 e 20 de Dezembro, em que se celebrou o 4º Domingo do Advento, os jovens do “SAY YES” assinalaram a recepção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) perante a comunidade paroquial. Os grupos de catequese foram divididos entre a Missa das 19H00 e a Missa das 09H00, acompanhados pelos pais e catequistas. À semelhança da denominada “Cruz das Jornadas” e do ícone “Salus Populi Romani”, que irão percorrer as dioceses portuguesas nos próximos anos até à “JMJ Lisboa 2023”, cada paróquia terá os seus símbolos. No caso da cruz, foram inscritos os nomes de todos os jovens que frequentam o “SAY YES”.

Sobre os Símbolos da JMJ que irão percorrer as dioceses portugueses nos próximos anos

• A cruz é, por excelência, o símbolo da JMJ. A cruz de madeira, hoje conhecida como a «Cruz da Jornada Mundial da Juventude» foi entregue pelo Papa São João Paulo II aos jovens no final das celebrações ao Ano Santo da Redenção, em 1984. Tem 3,80 m de altura e pesa 31 kg, os braços medem 1,75 m de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura.

• O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani surgiu, pela primeira vez, na JMJ do ano 2000 em Roma. Foi em 2003, na jornada celebrada a nível diocesano, que o Papa São João Paulo II a entregou aos jovens querendo com esse gesto indicar que Maria nos ajuda a entrar numa relação mais sincera e pessoal com Jesus. Tem 118 cm de altura, 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.