Retoma da celebração comunitária da Missa

thumb image site igreja paroquial adroDe acordo com o Plano de Desconfinamento publicado através da Resolução do Conselho de Ministros de 30 de Abril (nº33-C/2020), é levantada a restrição de celebrações comunitárias das diversas confissões religiosas a partir de 30 de Maio. Verificando-se que a pandemia está a evoluir favoravelmente, ainda que se continue a registar novos casos, a celebração comunitária da Missa será retomada na maior parte das dioceses no dia indicado, véspera da Solenidade do Pentecotes. A Conferência Episcopal Portuguesa publicou o documento Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do Culto público católico no contexto da pandemia COVID-19 no dia 8 de Maio, que recomenda algumas medidas preventivas para minimizar os riscos de contágio generalizado em contexto celebrativo. A aplicação destas medidas têm estado a ser preparadas ao longo das últimas semanas por parte dos Párocos e colaboradores da paróquia, seja na alteração do espaço, na aquisição de materiais ou no planeamento de modo a tornar as celebrações minimamente seguras do ponto de vista da saúde pública. No entanto a adopção de algumas restrições vão levar a um controlo de entradas e saídas, à limitação da lotação disponível e requerem uma mudança de hábitos. A lotação prevista é de 80 lugares individuais ou partilhados (entre pessoas da mesma família ou que moram na mesma residência). É uma situação nova que vai exigir a generosidade dos voluntários, que irão ajudar a comunidade no cumprimento das orientações, e uma atenção redobrada a todos. Apelamos à compreensão da comunidade e asseguramos que a oferta celebrativa será avaliada e ajustada de acordo com as necessidades da comunidade paroquial e possibilidades dos párocos e colaboradores. Contamos com todos e lembramos o cuidado que cada um deverá ter por si e pelo próximo.

De seguida divulgamos os horários e as normas para o acesso e permanência na Igreja. Estas informações estarão afixadas nas portas da Igreja e Centro Pastoral.

A PARTIR DO DIA 26 DE MAIO DE 2020

• CARTÓRIO PAROQUIAL
Terça-feira a Sexta-feira, das 15H00 às 19H00
O atendimento do Cartório será realizado à entrada do Centro Pastoral. Todos estão sujeitos às normas gerais de desinfecção das mãos, distanciamento físico e utilização de máscara. Será possível a marcação de Intenções.

A PARTIR DO DIA 27 DE MAIO DE 2020

• ORAÇÃO INDIVIDUAL NA IGREJA
Quarta-feira a Sexta-feira, das 15H00 às 17H00

A PARTIR DO DIA 30 DE MAIO DE 2020

A Igreja Paroquial abre 30 minutos antes de cada Missa. Só deverão entrar as pessoas que pretendem participar na Missa. No final da Missa a Igreja encerra para limpeza e desinfecção.

• HORÁRIOS DE MISSA DOMINICAL:
Sábado – 16H30 | 19H00
Domingo – 09H00 | 11H00 | 16H00 | 18H00
*Na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo serão mantidos os mesmos horários: Domingo às 09H00.

• HORÁRIOS DE MISSA FERIAL:
Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira – 19H00
Quinta-feira e Sexta-feira – 16H00 | 19H00
*Na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo serão mantidos os mesmos horários: Segunda-feira a Sábado às 11H00.

NORMAS NA IGREJA PAROQUIAL (Praça 25 de Abril)

• Quem se sentir doente, com sintomas da COVID-19, não deve entrar na Igreja. Deve ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) seguindo as indicações médicas e de saúde pública.
• Convidam-se as pessoas pertencentes a grupos de risco a não frequentar a Missa dominical; por razões imperiosas, poderão ir à Missa durante a semana, em que há menos fiéis.
• É obrigatório o uso de máscara, que só deverá ser retirada no momento da recepção da Comunhão eucarística.
• A entrada na Igreja é realizada pela porta lateral, controlada por um elemento da equipa de acolhimento que certifica que todos procedem à higienização das mãos.
• A ocupação dos lugares é feita de acordo com as indicações da equipa de acolhimento, que terá em conta as pessoas da mesma família ou que residam na mesma casa. Não é possível a escolha de lugares.
• Durante a celebração o gesto da paz sendo facultativo é omitido, haverá uma única fila para a comunhão, cumprindo-se o distanciamento com as marcas existentes no chão, e a recepção da comunhão é feita na mão e em silêncio.
• A saída é realizada pela porta principal, começando pelas pessoas que se encontram mais próximas desta porta, de forma ordenada e com orientação da equipa de acolhimento. As ofertas para a celebração serão entregues no átrio da Igreja, junto dos elementos da equipa de acolhimento.
• Apelamos para que não haja aglomeração de pessoas no adro da Igreja após a Missa.
• O acesso às instalações sanitárias do Centro Pastoral estará interdito.
• Na impossibilidade de cumprir presencialmente o preceito dominical, convida-se à leitura orante da Palavra de Deus e à oração em casa, aproveitando-se a transmissão mediática das celebrações, também disponível para os que não podem ir à igreja por razões de saúde ou idade.
• No caso da permanência na Igreja para oração individual, devem ser respeitadas as normas sobre o uso de máscara, entrada pela porta lateral, higienização das mãos, distanciamento físico e saída pela porta principal, evitando tocar desnecessariamente em superfícies e objectos: Imagens, Pia Baptismal, Ambão e Altar.