Renúncia Quaresmal 2021 | Patriarcado de Lisboa

thumb image site 2021-03-01 renuncia quaresmalO Patriarcado de Lisboa vai destinar o valor da Renúncia Quaresmal deste ano à Cáritas Diocesana de Lisboa, de forma a que a instituição possa “continuar a socorrer os mais vulneráveis”. A informação foi comunicada pelo vigário geral da diocese, cónego Francisco Tito, numa carta enviada, esta quinta-feira, 18 de fevereiro, ao clero. “As consequências gravosas desta pandemia, na economia de tantas famílias, apelam que o destino da nossa Renúncia desta Quaresma seja para a Cáritas Diocesana de Lisboa poder continuar a socorrer os mais vulneráveis”, refere a missiva, explicando que esta decisão do Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, surgiu após ter “ouvido o Conselho Episcopal”.

A Vigararia Geral do Patriarcado de Lisboa destaca ainda a importância da “prática da caridade” e pede que a entrega da Renúncia seja feita “até ao II Domingo da Páscoa (11 de abril) por transferência bancária, diretamente ou através da paróquia, para a conta com o IBAN: PT50003300004544795746905”.

Com esta decisão de destinar o valor da Renúncia Quaresmal deste ano à Cáritas de Lisboa, fica adiada, “para a próxima Quaresma”, a Renúncia Quaresmal tendo em vista “a construção do hospital da Diocese de Palai”, na Índia. O mesmo tinha acontecido o ano passado, na Quaresma de 2020, então “por causa do confinamento profilático ditado pela pandemia do Covid-19”.