Reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo | 15 de Maio de 2023

thumb image site 2023-05-14 inspA Igreja de Nossa Senhora do Pópulo será reaberta oficialmente na Segunda-feira, dia 15 de Maio, com uma Missa às 09H30 presidida por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.
Excepcionalmente e de forma a assinalar a reabertura, a igreja ficará aberta para oração individual ou visita até às 18H30.
Pensada e construída inicialmente como capela do Hospital, tornou-se igreja matriz com a elevação do povoado a vila, e consequente criação da Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, nome e invocação que se mantêm. O Compromisso do Hospital de 1512 estipulava a obrigação do vigário perpétuo (pároco-capelão) e dos capelães (coadjutores) de assistirem os fregueses e os enfermos com a administração dos sacramentos e a realização dos enterramentos, para além da celebração de missas e de rezar o Ofício Divino.
Após dois anos em que a Igreja permaneceu encerrada para obras, num processo que se iniciou em 2016 e que passou por uma candidatura a fundos comunitários, a comunidade paroquial alegra-se por poder voltar a celebrar nesta igreja, que já foi paroquial e que ilustra a história da própria comunidade.