Oeiras vai receber a Jornada Diocesana da Juventude

thumb image site 2022-11-12 jdjA Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), organizada pelo Patriarcado de Lisboa, vai decorrer ao longo de dois dias. Será a 19 e 20 de novembro, em Oeiras, na preparação para a JMJ Lisboa 2023.

“Este encontro é um momento muito importante no caminho para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. É desta forma que o diretor do Serviço da Juventude / COD de Lisboa, João Clemente, qualifica a Jornada Diocesana da Juventude, que vai decorrer ao longo de um fim-de-semana. “Esta Jornada pretende congregar todos os jovens de Lisboa, de modo a que façam uma verdadeira experiência de comunhão eclesial e possam partir em missão para as diferentes comunidades paroquiais, com renovado ânimo neste caminho rumo à JMJ Lisboa 2023”, acrescenta este responsável.

A JDJ vai ser centrada na Mensagem do Papa Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude 2022-2023, com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39). O Palco Central e as principais atividades vão decorrer no Jardim Municipal de Oeiras e nalgumas instalações próximas. “A Jornada terá também uma Feira Vocacional e um Parque do Perdão de modo que os movimentos juvenis possam apresentar-se e para que todos os jovens tenham a oportunidade de se confessar”, anuncia a organização.

São três as modalidades de inscrição na JDJ 2022. “Haverá a possibilidade de os jovens pernoitarem desde que façam a sua inscrição previamente”, salienta uma carta enviada recentemente ao clero.

Este ano, a JDJ está a ser organizada por vários setores do Patriarcado: Pastoral Juvenil / COD Lisboa, Pastoral Universitária, Catequese, Pastoral Familiar e pelo Setor de Animação Vocacional. “Estão todos convidados a participar”, desafia o Serviço da Juventude / COD de Lisboa.

Programa da JDJ

Dia 19 – Sábado