Festa da Avé Maria | 2019

thumb image site 2019-05-04 festa ave mariaNo dia 4 de Maio, véspera do Dia da Mãe, as crianças do 1º Catecismo celebraram a Festa da Avé Maria, como é já tradicional na Paróquia de Caldas da Rainha. Consistiu numa celebração da Palavra, em que as crianças rezaram, pela primeira vez em comunidade e na igreja, a oração da Avé Maria, e foi presidida pelo nosso pároco, o P. Joaquim Pedro.

As leituras foram escolhidas e a adaptadas para ocasião: a primeira leitura tirada do Segundo Livro de Samuel (2 Sm 7), o salmo 88 e o Evangelho de S. Lucas (Lc 1, 26-38). Na homilia o P. Joaquim explicou as leituras, começando pela primeira, em que o Rei David, que morava num palácio, diz ao profeta Natã que queria construir uma casa para o Senhor (referência à Arca do Senhor estar abrigada numa tenda). Assim como hoje, temos o sacrário na Igreja, e para além de também habitar nos nossos corações, era desejo do Rei David construir algo mais digno que uma tenda. O profeta Natã respondeu a David que procedesse de acordo com o seu desejo. Mas na mesma noite o Senhor falou a Natã dizendo que não seria David construir mas sim o próprio Senhor, com a descendência deste rei. Esta leitura constituiu uma introdução ao Evangelho proclamado na celebração, sobre o anúncio do nascimento de Jesus a Maria, que desde há muitos séculos a Igreja soube traduzir na forma da oração Avé Maria. Inicia-se com uma saudação, “Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco” como quem diz bom dia ou boa tarde, minha querida amiga. “Bendita sois Vós entre as mulheres” é como um elogio ao facto de não haver mulher com o coração de ouro como o seu. É com estas palavras que o Senhor convida Maria para que seja sua morada, para que possa nascer como um bebé chamado Jesus. Maria aceita, dá o seu sim, e daí as palavras “bendito o fruto do vosso ventre, Jesus”.

Na segunda parte da oração, que se inicia com a invocação “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós” não é mais que a afirmação de que Maria é a mãe do Senhor e de nós todos. Neste ponto o P. Joaquim perguntou às crianças se sabiam que dia é amanhã [Domingo], respondendo ser o dia da Mãe. O P. Joaquim referiu-se então a todas as mães, à nossa Mãe do Céu, que é a mãe de todos mas também não quis deixar de lembrar as “mães espirituais”, isto é, as mulheres que não tendo filhos dão tudo aos outros e que importa nunca esquecer. Ao terminar a homilia saudou todas as mães, na véspera deste dia especial, e em geral a todos os pais, convidando a estarem presentes nas nossas celebrações.

A celebração continuou com a Oração Universal lida pelos pais de duas crianças, com a oração da Avé Maria rezada pelas crianças e em comunidade, a entrega da flor junto à Imagem de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, e terminou com a entrega dos diplomas, para que as nossas crianças possam lembrar este dia.