Encontro Mundial das Famílias e Festa da Família 2022

thumb image site 2022-04-30 festa familiaEste é um ano especial para as Famílias! O Encontro Mundial das Famílias (EMF) 2022, a pedido do Papa, vai realizar-se localmente em cada uma das Dioceses. Como tal, a Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa propõe o seguinte Programa:

Encontro Mundial da Famílias na Diocese de Lisboa de 22 a 26 de Junho

O tema do Encontro será «Famílias a caminho da JMJ» e recorda-nos que, enquanto famílias, estamos a fazer este caminho também tendo no nosso horizonte os jovens e a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023!

Dia 22 – Abertura do EMF nas paróquias – cada paróquia, na missa do dia,deverá ter um pequeno momento dedicado à abertura do EMF.
Dia 23 – A caminho da JMJ – animado pelos jovens de Mafra através de um evento online.
Dia 24 – Dia de Oração
Dia 25 – Congresso Teológico-Pastoral em Lisboa
Dia 26 – Festa da Família como encerramento do EMF na Vialonga

• Congresso Teológico-Pastoral – “A vocação ao amor e à santidade dos jovens e das famílias”

É do interesse da paróquia ter 2 representantes no Congresso Teológico Pastoral que será no sábado, dia 25 de Junho das 10H00 às 19H00 em Lisboa. Será uma oportunidade para reunir casais de várias gerações, assim como jovens, para juntos reflectirem e avançarem em direcção à JMJ 2023, debatendo o tema “A vocação ao amor e à santidade dos jovens e das famílias”.

• Festa da Família

Após estes dois anos de pandemia a Festa da Família voltará a ser presencial. A edição deste ano será no Parque Urbano Quinta da Flamenga, na Vialonga (Vigararia de Vila Franca de Xira / Azambuja).

Como vem sendo habitual iremos contar com vários eventos organizados pelos movimentos / obras e pelos jovens da nossa Diocese,  transmissão do Ângelus do Vaticano, a tradicional feira da família, um espaço dedicado aos mais novos com insufláveis, um espaço de oração e confissões, algumas barraquinhas com comes e bebes e, claro, a missa campal presidida pelo Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente.

Os casais jubilares (que fazem 10, 25, 50, 60 ou mais anos de casados em 2022) deverão inscrever-se no Cartório para receberem o Diploma com a Bênção Jubilar do Cardeal Patriarca e para reservarem os seus lugares sentados na missa de encerramento da Festa da Família.

Alternativamente mantém-se, tal como no ano passado, a possibilidade de entrega dos Diplomas com a Bênção Jubilar do Cardeal Patriarca em cada uma das Paróquias, numa missa a definir por cada pároco.