CATÓLICOS do OESTE | A Sagrada Família

catolicos-do-oeste-e1480525558952Sob o Ícone da Sagrada Família tivemos a graça de rezar como Paróquia durante uns dias.
Ícone é uma palavra grega que quer dizer imagem. A ideia seria criar uma imagem que conduzisse a Deus. O ícone proporciona essa abertura ao transcendente, é como que um caminho de encontro com Deus.
Nesse sentido não é uma pintura comum, obedece a uma série de normas.
O ícone nasce da oração.
Faz-se em oração.
Não é um simples retrato, é uma obra que espelha a contemplação do artista.
É fruto da fé do iconógrafo, da descoberta de si mesmo como homem que deseja Deus e que pouco a pouco O vai descobrindo e exteriorizando.
Por si só o ícone não possui valor, o valor é acrescentado pela fé do crente que reconhece e experimenta Deus nele.
Assim o Ícone visa ser uma orientação… leva-nos a percorrer um caminho interior com o Espírito que nos direciona para Cristo… e com Ele para o Pai.
“O ícone é a luz visível d’O totalmente invisível”.
Contemplemos esta Sagrada Família e “ouçamos” o que nos quer dizer, atendendo aos sinais:
Não há aqui lugar para o supérfluo… só o essencial que Deus nos quer transmitir.
E o que será?
Vemos Jesus, Maria e José. Unidos.
Unidos na ternura.
Unidos como suportes uns dos outros em que o centro é Cristo… é Jesus!
Reparem… José e Maria não olham um para o outro, não se perdem nas aparências …
eles têm um olhar de quem medita, de quem confia… Eles têm o olhar da lição do silêncio.
Deixemo-nos inspirar por este silêncio… por esta fantástica e indispensável condição do espírito. Andamos aturdidos por tantos ruídos, tantos rumores, tantas vozes… O Silêncio da Família de Nazaré ensina-nos o recolhimento, a interioridade… a atitude de prestar ouvidos ao verdadeiro Amor.
Poderíamos continuar na contemplação desta Sagrada Família porque nela Deus tem muito para nos dizer.
Contemplemos… deixemo-nos seduzir… Deus virá ao nosso encontro e falar-nos-á ao coração.

Margarida Varela
Catequese de Adultos