CATÓLICOS do OESTE | “Peregrinos Missionários: Todos, Tudo, Sempre!”

Dois elemcatolicos-do-oeste-e1480525558952entos da nossa comunidade paroquial, visitadores habituais dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, participaram recentemente numa Peregrinação com reflexos importantes neste serviço de assistência aos reclusos, que partilhamos com os nossos leitores.

Destacamos a notícia emitida pela Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, dada a necessidade de sensibilizar e motivar os católicos da nossa cidade para a participação de forma mais activa e empenhada, neste sector da Pastoral, muitas vezes ignorado (será por os seus destinatários principais estarem escondidos atrás de umas grades?!…)

“Sob o lema “Peregrinos Missionários: Todos, Tudo, Sempre!” ocorreu, no passado dia 14 de Setembro, a IV Peregrinação Nacional da Pastoral Penitenciária a Fátima. A Peregrinação deste ano, organizada pela Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, aconteceu no âmbito do Ano Missionário promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa para a Igreja em Portugal e por motivo do Mês Missionário Extraordinário proposto a toda a Igreja pelo Papa Francisco para o próximo mês de Outubro, sendo presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Esta Peregrinação, destinada a reclusos e seus familiares, ex-reclusos e seus familiares, assistentes espirituais e religiosos prisionais e seus colaboradores, voluntários, dirigentes das prisões, guardas prisionais, técnicos que trabalham nas prisões, familiares de todos estes agentes e todos os simpatizantes da Pastoral Penitenciária que desejassem estar presentes, contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas que, de uma forma simples e simbólica, recordaram, perante Nossa Senhora de Fátima, todos aqueles que, por motivos vários, não puderam estar presentes.

A Peregrinação constou de um momento de acolhimento, uma peregrinação simbólica até à Capelinha das Aparições, onde ocorreu a oração do Terço, seguida da celebração da Eucaristia. Durante a homilia, o Sr. D. Joaquim Mendes, recordou todos os que estão em reclusão e todos os que se dedicam às pessoas em situação de privação de liberdade, afirmando que “não podemos ignorar a realidade das prisões e a situação de tantos reclusos abandonados pelas suas famílias, ou longe delas, sem visitas, sem recursos, por vezes, privados de bens de primeira necessidade e de apoio jurídico e social”. A esse propósito, para além da presença no contexto prisional, lembrou as dimensões da prevenção e da reinserção como fundamentais para se olhar para a pessoa humana enquanto ser integral, independentemente da situação em que se encontrem. Seguiu-se um almoço partilhado e, pelas dezasseis horas, no Auditório do Hotel Santo Amaro, decorreu uma Sessão evocativa do 10.º aniversário do Decreto-Lei n.º 252/2009 sobre “Assistência Espiritual e Religiosa nos Estabelecimentos Prisionais” finda a qual se deu o momento de envio e de despedida.

Pelo ambiente vivido entre todos os presentes e pela presença sentida de todos aqueles que se encontram nos estabelecimentos prisionais do nosso país, seja dos que que se encontram a cumprir algum tipo de pena, seja dos que cuidam deles, podemos dizer que a “IV Peregrinação Nacional da Pastoral Penitenciária a Fátima” foi um marco importante para “Todos, Tudo e Sempre!” como “Peregrinos Missionários”, pelo que, a Missão continua!…”

Fernando António Alves
Grupo de Visitadores do EP Caldas da Rainha