CATÓLICOS do OESTE | O Papa Francisco e as nossas crianças

catolicos-do-oeste-e1480525558952Ter iniciativa é criar situações por vezes inéditas que excedem as expectativas. A este propósito, divulgamos aqui um acontecimento singelo e que marca toda a diferença na nossa relação como pessoas e até no despontar de personalidades que se vão formando.
Em Dezembro passado, quando falávamos a crianças de 7 / 8 anos sobre o Natal e o aniversário do Papa Francisco, um menino lembrou-se que poderíamos escrever uma carta ao Papa por estes dois felizes acontecimentos.
Estávamos numa sala de aula 1º Ciclo, do Colégio de Nª Senhora de Fátima – Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha – e entre muitas sugestões e braços no ar, ali se afirmou uma sugestão a que demos seguimento: os meninos escreveram uma carta ao Papa.
Já sem esperarmos qualquer reação por parte do Vaticano – quase que nos havíamos esquecido desta iniciativa – eis que recebemos uma carta da Secretaria de Estado, a qual nos encheu de espanto e grande alegria: O Papa respondia à carta que lhe havíamos enviado!

Logo esta alegria foi partilhada em todas as salas de aula da Instituição que orienta os seus alunos para a alegria, fraternidade e respeito pelos direitos humanos, no compromisso responsável entre Família e Sociedade.
Destacamos a referência muito particular que o Papa Francisco nos dirige “com muitos beijinhos e votos repletos de amizade e gratidão” (…) por nos querermos “encontrar juntos na Gruta de Belém: O Deus-Menino que nasce, a comunidade paroquial de Caldas da Rainha que O procura e o Papa que não se cansa de O mostrar presente em todos os homens e mulheres de boa vontade.”
É interessante notar que a carta do Papa Francisco, no seu «Obrigado» remete -nos para o presépio da Gruta de Belém onde vemos “a glória do Deus-Menino”, que procura que cada um de nós” (e cada um dos nossos meninos do 1º Ciclo) seja “uma pessoa luminosa, com a luz que emana do Menino”. E acrescenta “Se no centro estiver Jesus, então também o que está à volta, ou seja, as luzes, os sons, as várias tradições locais, inclusive os alimentos característicos, tudo concorre para criar a atmosfera de festa, mas com Jesus no centro. Se O tirarmos, a luz apaga-se e tudo se torna falso, aparente.”
A linda carta do Papa Francisco em resposta aos nossos alunos, termina com votos de que JESUS esteja sempre presente nas nossas vidas. Esta é seguramente mais uma experiência enriquecedora na formação humana dos nossos meninos, que dia-a-dia aqui no Colégio de Nª Senhora de Fátima se vão preparando para os valores e para a vida.
Depois desta alegria, até teríamos agora outro motivo para escrever ao Papa Francisco: muito em breve iremos plantar quatro árvores, as quais ficarão ao cuidado dos alunos de cada um dos quatro anos de ensino deste Colégio. É um gesto já há muito planeado, mas que vai ao encontro do sentido ecológico do Papa, na defesa e preservação da natureza.
Como estes gestos nos enchem de alegria e confiança, sabendo que estamos a preparar as crianças de hoje no humanismo que defenderá a sociedade do amanhã!

Regina Cunha e Diác. Romero
paroquiacaldasdarainha@gmail.com
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5217
Sexta-feira, 16 de Março de 2018
Ligação: https://gazetacaldas.com/opiniao/catolicos-do-oeste-papa-francisco-as-nossas-criancas/