CATÓLICOS do OESTE | Na alegria!

catolicos-do-oeste-e1480525558952Diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica “Cristo Vive” que “A Palavra de Deus diz que os jovens devem ser tratados «como irmãos» (1Tm 5,1)… Um jovem não se pode sentir desanimado, é próprio dele sonhar coisas grandes, procurar largos horizontes, atrever-se a mais, querer conquistar o mundo, ser capaz de aceitar propostas desafiantes e desejar contribuir com o melhor de si mesmo para construir algo melhor”.
Foram estes sentimentos que encontrei nos alunos, nos professores e nos demais funcionários do Centro Social Paroquial durante este ano em que aí dei aulas de Religião Moral.

Meninos e meninas cheios de ânimo, cheios de sonhos, cheios de vontade de crescer e de fazerem a diferença num mundo tão dilacerado. Meninos e meninas bem orientados, com amor e carinho, por docentes e não docentes que partilham saber e, sobretudo a esperança de poderem iluminar o futuro com um coração transbordante de alegria.

A Alegria é um dom do Espírito Santo, ao qual damos pouca importância mas é um dom fundamental e estruturante do ser cristão. Podemos ver, em vários momentos da Sagrada Escritura, que a alegria é sempre mote para os grandes anúncios.

Faço aqui um desafio. Perguntemo-nos o que mais nos atrai, a alegria ou a tristeza?

O cristão é chamado a fazer apostolado a partir duma alegria contagiante, como espelho da graça de ter o seu ser impregnado de Deus. As grandes amizades nascem, muitas vezes, dum alegre sorriso que inspira confiança e compreensão.

Diz o povo e é bem verdade que “tristezas não pagam dívidas”, o cristão nasce da alegria maior, da Ressurreição de Cristo, que para nós venceu a morte e nos abre as portas dos Paraíso. Com este futuro como horizonte, não temos motivos, irmãos, para andarmos tristes. Acolhamos o dom da alegria e imitemos estas crianças do nosso Centro Social. Permitamos deixarmo-nos rodear por elas sentindo na sua ingenuidade o que Deus tem para nos oferecer e, porque o que Deus nos dá é para levarmos aos outros… levemos alegria!

No final de mais um ano lectivo os alunos, do primeiro ciclo, trouxeram ao Parque Dom Carlos uma peça de teatro sobre a fundação das Caldas da Rainha. Foi maravilhoso o que aprenderam sobre a importância da Fé, da Esperança e da Caridade na edificação de uma cidade. Perceberam que a Misericórdia que a Rainha Dona Leonor usou para construir o Hospital Termal e a Igreja do Pópulo é o pilar mais importante da vida de cada um.

Um menino deixou-me com os olhos rasos de água ao dizer: “Agora que conheço a história das Caldas da Rainha tenho muito orgulho em ser caldense e em ser cristão!”

Neste desabafo inocente e espontâneo realiza-se um comentário do Papa Francisco não só aos cristãos, sendo eles pais, catequistas, educadores, sacerdotes, como a toda a sociedade em geral: “os jovens estão projectados para o futuro e enfrentam a vida com energia e dinamismo. No entanto, por vezes, prestam pouca atenção à memória do passado donde provém, em particular aos numerosos dons que os pais e avós lhes transmitiram, à bagagem cultural da sociedade em que vivem. Ajudar os jovens a descobrir a riqueza viva do passado, fazendo memória e servindo-se deste para as próprias decisões e possibilidades, é um verdadeiro acto de amor”(CV 187).

Para contar das nossas raízes, o Parque encheu-se de pais, amigos, familiares, turistas… mas o mais bonito foi a alegria contagiante dos meninos que cativou quem passou, nos cânticos, nos pregões para vender produtos que cultivaram ou fizeram, nos sorrisos, nas gargalhadas… na ALEGRIA!

Margarida Varela
Professora de EMRC
paroquiacaldasdarainha@gmail.com
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº 5285
Sexta-feira, 05 de Julho de 2019
Fonte: https://gazetacaldas.com/opiniao/catolicos-do-oeste/na-alegria/