CATÓLICOS do OESTE | Franciscus PP.

catolicos-do-oeste-e1480525558952«Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja» (Mt 16, 18) disse Cristo a Pedro tornando-o no primeiro Papa.

Hoje é dia de recordar dois momentos: a Renúncia do Papa Bento XVI e a eleição de Francisco. Desde 1415, com Gregório XII, que um Papa não renunciava ao pontificado. Bento XVI fê-lo de livre vontade, uma vez que a sua idade avançada e a sua saúde já não lhe permitiam exercer as funções de Bispo de Roma idoneamente.

Mas estamos em festa. Há sete anos, a 13 de março de 2013, abria-se a janela da loggia central da Basílica de S. Pedro para anunciar ao mundo o tão célebre «Habemus Papam», nunca poderíamos imaginar que o conservador Colégio dos Cardeais escolhesse o “moderado” Cardeal Bergoglio como, graças a Deus, escolheu.

Mais uma vez, era feita história na Igreja de Cristo. Foi, pela primeira vez, eleito um Papa sul-americano, Jesuíta e que, por sua vez, escolheu um nome que mais nenhum havia escolhido, quando aceitou a sua eleição como Papa, o Cardeal brasileiro Claudio Hummes segredou a Bergoglio “não te esqueças dos pobres”, logo de seguida era perguntado ao recém eleito «Por que nome queres ser chamado?» e Bergoglio logo disse «Francisco».

Este Papa Humilde, ensina-nos tanto… Com palavras de consolo, com palavras de esperança, ânimo, pelo seu amor aos jovens. Por exemplo, na sua viagem a Cuba deixou-nos este recado: «Sonhai grandes coisas. Sonhai que convosco o mundo pode ser diferente. Se vós derdes o melhor de vós mesmos estais a ajudar o mundo a ser diferente. Não esquecer, sonhar. (…) As pessoas têm dois olhos, um de carne e um de vidro. Com o olho de carne vemos aquilo que
olhamos. Com o olho de vidro vemos aquilo que sonhamos.»

Francisco “brilha” mais que todos nós porque é o mais sincero e o mais simples. A mensagem que passa é verdadeira, compreensiva, vai para além de todos e qualquer um, pode ser entendida até por uma criança e revela o que há de melhor: o amor ao próximo e a compaixão.

Mesmo assim, ainda há quem queira a sua resignação dizendo que é herege e que é contra os ensinamentos da Igreja… Francisco é, realmente, cristão e talvez seja isso que incomoda. Os Papas vêm e vão, mas Nosso Senhor está sempre presente até ao fim dos tempos. Nós, Acólitos de Caldas da Rainha, acreditamos que o Espírito do Senhor Santo de Deus, nunca abandonará a Igreja e que «as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela» (Mt 16, 18).
Esta é a nossa convicção e regularmente fazemos leituras de textos dos Padres da Igreja, nos quais meditamos e partilhamos nos nossos encontros e convívios. E também já estamos a fazê-lo pelas redes sociais, agora no rigoroso respeito pelos cuidados de isolamento, devido ao Coronavírus.
Contudo não deixemos de rezar sempre ao Senhor pelo Santo Padre, atendendo ao pedido que Francisco faz sempre desde a sua primeira aparição até hoje «rezai por mim».

Acólitos de Caldas da Rainha
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº 5322