CATÓLICOS do OESTE | Escutismo em casa

catolicos-do-oeste-e1480525558952Desde o dia 16 de março que o nosso agrupamento está em casa com as atividades presenciais suspensas. É para nós muito difícil não poder ter o contacto físico com as secções, bandos, patrulhas, equipas, tribos e principalmente com a natureza, que é a nossa “casa” e é o local onde os nossos jovens colocam em prática todas as aprendizagens.

Era emergente não perder o rumo, conseguir dar o pontapé no “im” da palavra impossível e reinventarmo-nos para, mesmo longe, estarmos perto dos jovens escuteiros e transmitir-lhes ânimo e valores escutistas. Desta forma, o agrupamento criou um jogo online, para todas as secções, composto por desafios semanais e que tem servido para manter o contacto, a animação e sobretudo o espírito escutista e de família. Desde nós e amarrações até cozinhar para família, todos os desafios têm sido respondidos com bastante entusiasmo e muita criatividade pelos nossos jovens.

No dia 25 de abril, data em que seriam as promessas, convidámos todos os escuteiros do 337 para um momento de partilha online sob o lema “viver a promessa: distante mas em família”. Houve lugar a testemunhos dos jovens, dos dirigentes e candidatos a dirigentes, momentos musicais e sobretudo a afeto, mesmo sendo virtual.

O agrupamento também está a colaborar ativamente no projeto “Máscaras para Todos” da Junta de Freguesia de N. Srª do Pópulo. Todas estas iniciativas podem ser consultadas e acompanhadas nas redes sociais do nosso agrupamento de Caldas da Rainha.

Este é o momento para reagir, pensando fora da caixa, e para valorizar o que temos, cumprindo o nosso dever como bons cidadãos e mostrando-nos sempre disponíveis para ajudar o próximo. Esta é uma fase das nossas vidas que irá ficar para sempre marcada nas nossas histórias, mas no nosso agrupamento decidimos marcá-la de uma outra forma: mostrando a união e a força, querendo que ninguém fique esquecido e principalmente mantendo a boa disposição e diversão que nos é tão característico.

Sem saber o que o amanhã nos reserva, o agrupamento 337 mantém as suas convicções de querer sempre fazer mais e melhor para a comunidade e para os seus jovens, sem nunca baixar os braços na luta diária que todos nós, atualmente, enfrentamos.

Fábio Santos
Agrupamento de Escuteiros Caldas da Rainha
paroquiacaldasdarainha@gmail.com
Fonte: https://gazetacaldas.com/categoria/opiniao/catolicos-do-oeste/
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº 5328, Sexta-feira, 30 de Abril de 2020