CATÓLICOS do OESTE | Christus Vivit

catolicos-do-oeste-e1480525558952«Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!».

É assim que começa a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”, do Papa Francisco, tornada pública no passado dia 25 de Março, e dirigida ao povo e Deus, com especial enfoque nos jovens e no primeiro capítulo, o Santo Padre, refere diferentes passagens do Antigo e Novo Testamento, apresentando personagens que exortam à missão e à coragem de mudar de vida.

No segundo capítulo são referidos os dias da juventude de Jesus, relevando-se a importância da obediência para com o pai e a importância da família. É também relembrado o sim forte de Maria ainda jovem, toda a sua coragem a abraçar tão importante missão, tomando-a assim como exemplo para os jovens, que são o “agora” da Igreja. É esse o mote do terceiro capítulo. Nesse “agora” refere o bom e o mau no ambiente digital, a migração e os abusos que os jovens sofrem (incluindo alguns perpetrados pela própria Igreja).

No capítulo quarto, são abordadas as exigências da Fé. É explicado que Jesus é amor, o único, e por isso os jovens não podem duvidar, porque é o amor que torna todos os jovens importantes para Deus. Por outro lado, é Cristo que salva, nenhuma ideologia o faz. Jesus está vivo, e activo na vida de cada um. O Espírito Santo como presença diária, e a força capaz de mudar a vida.

Os caminhos da juventude são abordados no capítulo cinco. Porque é «a idade das escolhas» em âmbito profissional, social, político e também na escolha do seu par e na opção de ter os primeiros filhos. O Papa Francisco convida os jovens a não observar a vida da varanda, a não passar a vida diante dum visor, a não se reduzirem, a não olharem o mundo como turistas. «Fazei-vos ouvir! Lançai fora os medos que vos paralisam… Vivei!».
As raízes, a cultura, a origem, são bens que os jovens não podem perder. O capítulo sexto, alerta para os perigos de ignorarmos a nossa história, menosprezando o passado. «Evite os jovens que pensam que os adultos representam um passado sem sentido e aqueles adultos que sempre pensam que sabem como os jovens devem agir. Juntos, vamos buscar um mundo melhor, auxiliado pelo Espírito Santo».

O sétimo capítulo é dedicado à Pastoral Juvenil, que está confrontada com grandes mudanças sócio-culturais: os jovens não encontram «resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas». Os próprios jovens «são agentes da pastoral juvenil, acompanhados e orientados mas livres para encontrar caminhos sempre novos, com criatividade e ousadia».

A Vocação é abordada no oitavo capítulo. Mas o Papa Francisco deixa claro: «O ponto fundamental é discernir e descobrir que aquilo que Jesus quer de cada jovem é, antes de tudo, a sua amizade».

No último capítulo, palavras sábias sobre a importância do discernimento como uma tarefa que requer espaços de solidão e silêncio, porque se trata duma decisão muito pessoal.

A exortação termina com esta belas palavras de incentivo e coragem: «Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre… A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé… E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós».

Marta e Miguel Xavier
Pastoral Juvenil