CATÓLICOS do OESTE | Ao serviço do altar

catolicos-do-oeste-e1480525558952Esta semana somos convidados a rezar pelos nossos Seminários, pelos seminaristas e pelos seus formadores. E uma das muitas formas de despertar a vocação é servindo como Acólito. Assim sendo, queremos partilhar quem somos e o que fazemos.

Somos um grupo de vinte rapazes com idades compreendidas entre os 11 e os 35 anos que somos convidados pelos Párocos a servir a Deus e a comunidade na sagrada liturgia.

Todos os sábados reunimos com um dos Párocos e nesses encontros debatemos assuntos actuais, tiramos dúvidas sobre qualquer assunto pertinente, realizamos actividades práticas, fazemos a «escala de serviço» às cinco celebrações dominicais e o mais importante: lemos o Evangelho e, juntos, rezamo-lo, debatemo-lo e o senhor Prior explica-nos as «entrelinhas» da leitura.

São várias as nossas actividades, para além dos encontros semanais, desde as nossas viagens à Sé Patriarcal de Lisboa, até à visita ao Convento do Varatojo. Mas teve especial importância e por isso salientamos o Encontro Diocesano de Acólitos, que se realizou no passado dia 26 de Outubro, pela primeira vez na zona Oeste, nomeadamente na nossa cidade. Foi uma actividade que juntou cerca de 200 jovens e adultos dos 8 aos 80 anos divididos em três grupos que circularam pelas ruas da nossa cidade dando testemunho da alegria que é servir a Cristo no Altar da Eucaristia.

E ficamos por aqui? Claro que não, não é algo automático, é um desafio constante pois também temos muitas dúvidas, o que é bastante positivo uma vez que nos “obriga” a procurar respostas, a rezar diversos assuntos e, acima de tudo, a discernir a nossa fé.

Como ponto de partida para a oração individual e meditação, guiamo-nos pela seguinte passagem de “Cristo vive”, a Exortação Apostólica do Papa Francisco para a juventude: «O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser» (CV289).
Não nos esqueçamos de rezar pelo Papa Francisco e pelas vocações.

Grupo de Acólitos
Paróquia de Caldas da Rainha