CATÓLICOS do OESTE | Amor, voluntariado, alegria!

catolicos-do-oeste-e1480525558952Hoje, 15 de Maio, Caldas da Rainha celebra o dia da cidade. Uma cidade de que muitos nos orgulhamos porque nasceu dum gesto de misericórdia da Rainha D. Leonor.

Somos a Francisca e a Carolina Moniz, temos 16 anos e estamos a preparar-nos para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã. Temos feito um percurso de catequese que culminaria nesta Vigília Pascal com o nosso Batismo, mas o confinamento impediu a celebração. O que temos aprendido, durante estes anos, neste grupo maravilhoso, não nos retirou a esperança, nem a alegria e muito menos a fé.

As catequeses ajudaram-nos a perceber como Deus ilumina a nossas vidas e nos ajuda a vencer todas as dificuldades. Aprendemos que Deus é comunhão de Amor e que juntos, à semelhança do próprio Deus, somos mais fortes.
Somos gémeas, por isso a interajuda e a partilha está no nosso ADN. Desde pequenas que o nosso objetivo é ajudar o próximo, como nos ajudamos uma à outra, pois reconhecemos que somos mais felizes quando a partilha acontece.
Quando Portugal entrou em confinamento e tivemos de ficar em casa para nos protegermos e assim protegermos os outros, não conseguimos ficar quietas. Procurámos onde poderíamos fazer a diferença, onde poderíamos levar a nossa ajuda.

Encontramos um vídeo da Cheila Mendes numa rede social, uma das irmãs da WeMendes, a explicar como poderíamos fazer donativos para TNT, para que pudessem confecionar material para um hospital. Mais tarde vimos um post no Instagram a pedirem costureiras.
Fez-se luz! Obviamente que não poderíamos ficar indiferentes a este projeto. Ligamos à Cheila!
– Como podemos ajudar? Costuramos desde pequenas e adoramos fazê-lo! A Cheila aceitou! Iupi!… Ficamos tão entusiasmadas que deitamos logo mãos à obra!

No nosso atelier a música alta marca o ritmo. O nosso lema é trabalhar com imensa alegria e bom espírito.
No dia 14 de Abril recomeçaram as aulas, de forma virtual, o que não foi impedimento para continuarmos a fazer o que mais gostamos. Conciliamos os trabalhos da escola com o projeto de voluntariado.
Já entregamos cerca de 700 botas cirúrgicas para o nosso hospital e agora estamos a fazer batas. Também não conseguimos ficar indiferentes à falta de máscaras, que temos feito para a nossa família, amigos e vizinhos.

Na catequese aprendemos que há mais alegria em dar do que em receber… É verdade!
Estamos felizes! E é essa a mensagem que gostaríamos de transmitir: – Ajudar o próximo é muito gratificante. Queremos agradecer ao nosso grupo de catequese a oração, o carinho e a unidade que temos sentido.
Nascer numa cidade fundada pela Rainha das Misericórdias é muito inspirador.

Carolina e Francisca Moniz
paroquiacaldasdarainha@gmail.com
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº 5330, Sexta-feira, 15 de Maio de 2020
Fonte: https://gazetacaldas.com/opiniao/catolicos-do-oeste/