CATÓLICOS do OESTE | O ACANUC

catolicos-do-oeste-e1480525558952Como forma de terminar o ano Escutista 2018/2019 o Agrupamento 337 das Caldas da Rainha participou no grande acampamento dos escuteiros do Núcleo do Oeste (ACANUC), que teve lugar na Mata de Ferrel de dia 28 de Julho a 2 de Agosto e que contou com mais de 1800 participantes. Deixamos aqui o testemunho dos nossos jovens.

“O ACANUC foi, para os nossos lobitos, uma grande aventura. Foram 6 dias intensos com muitos desafios em torno da sustentabilidade do planeta e actividades radicais. Esta actividade proporcionou-lhes também convivência com jovens de outros agrupamentos, hábitos de vida em campo e permitiu-lhes perceber a dimensão que o escutismo tem no nosso núcleo Oeste. Na perspectiva de dirigentes da I Secção, o nosso papel nesta actividade é acompanhar 24h os nossos lobitos para garantir que tenham a melhor experiência e que chegam a casa com um grande sorriso.”- Márcia de Nóbrega, Candidata a Dirigente

“Muitas horas foram as de preparação para 6 dias de aventura, cujo imaginário vivido pelos exploradores e moços foi Atlântida: à descoberta da cidade perdida, que com a ajuda dos 6 Deuses combateram a destruição do planeta. No primeiro dia a missão era montar tendas e fazer construções e de noite fomos para a abertura de campo. No segundo dia estivemos no campo náutico, onde fizemos actividades dentro e fora de água. Pistas de obstáculos e jogos foi o que fizemos dia 30 de ACANUC. Dia 31, dia de raid cansativo, mas divertido. Primeiro dia de Agosto foi em campo com cozinha e festa de campo. Chegou ao fim, desmontamos campo e deixamos uma actividade que ficará nas nossas memórias. Foi divertido e trabalhoso, mas se pudéssemos voltar a ter uma experiência assim, acredito que a expedição 60 estaria pronta para repetir.” – Isabel Vidigal, Guia de Expedição

“Mais uma vez, a comunidade n° 3 do 337 esteve presente no ACANUC, que decorreu na passada semana de 28 de Julho a 2 de Agosto no Pinhal de Ferrel. Foi uma semana extraordinária para todos nós, pois para muitos foi a primeira vez que estavam a participar numa actividade desta envergadura. Se ficámos em primeiro das actividades ou se estivemos perto de alcançar o pódio? Nem por isso… Nesta actividade apercebemo-nos de que todas as vivências que experienciamos, e todas as novas amizades que fizemos valem muito mais do que qualquer troféu, e se crescemos como comunidade e como pessoas? Sem dúvida alguma. Estávamos inseridos no sub campo Kekunan, tínhamos os melhores chefes connosco e 5 comunidades espectaculares que nos acompanharam em tudo! O nosso imaginário era o filme "Avatar" e claro não faltaram as pinturas faciais e muito menos as cores néon. No fim partimos todos com um enorme sentimento de saudade, mas também com o sentimento de dever cumprido.” – Ana Filipa Santos, Guia de Comunidade.

“O clã nº 9 das Caldas da Rainha contou com a participação de cinco caminheiros nesta que é a maior actividade do Núcleo do Oeste! O tema da IV Secção para esta actividade foi a “Elevação da Casa Comum” onde tínhamos como imaginário o filme “UP Altamente”. Estivemos 6 dias no pinhal de Ferrel, onde tivemos a oportunidade de estar com outros 130 caminheiros, naquela que foi uma actividade de puro caminheirismo, entrega e muito boa disposição! Das actividades desenvolvidas destacam-se a pista de obstáculos, actividades náuticas e acções de serviço à comunidade. O destaque desta actividade vai para o grupo de pessoas com quem convivemos durante esta semana, grupo esse que vai deixar imensas saudades.” – Filipe Silva, Guia de Clã.

Agrupamento 337 – Caldas da Rainha
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº 5293