Carta aos Diocesanos de Lisboa | 24 de Junho de 2023

thumb image site patriarcado brasaoCaríssimos irmãos e irmãs,

Estamos em contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude, mas, ainda antes do dia 1 de Agosto, teremos durante o mês de Julho a Peregrinação dos Símbolos da JMJ.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, percorreram as 20 dioceses de Portugal e chegarão no próximo dia 1 de Julho à nossa Diocese. Esta será, certamente, uma ocasião de encontro, de alegria e de evangelização.

Esta peregrinação será uma oportunidade de encontro entre culturas e gerações, porque quando decidimos ir ao encontro do outro, fazemos a experiência da Páscoa, do encontro com o Ressuscitado, do encontro com a vida nova da fé.

A peregrinação dos símbolos será ainda, ocasião de alegria contagiante, fazendo crescer o entusiasmo e a ousadia de percorrer periferias, tendo como horizonte a evangelização de toda a sociedade, pois cada comunidade tem este ambicioso horizonte, de levar o Evangelho até aos confins da terra (Mt 24,14).

Ao mesmo tempo, a peregrinação dos símbolos será a oportunidade da preparação última para a JMJ Lisboa 2023. Uma preparação para o encontro com o Santo Padre e com os jovens do mundo inteiro. Preparar para acolher, e acolher bem, ao jeito de Jesus.

Agradeço a todos os Comités Paroquiais e Vicariais o trabalho incansável ao longo destes anos na preparação da JMJ Lisboa 2023. Os membros destas equipas paroquiais já atingiram as 10000 pessoas. Já temos também 6000 famílias de acolhimento em toda a Diocese.

Os peregrinos que ficarem alojados nas casas das famílias irão ter uma experiência única de acolhimento e criarão uma relação de amizade com as famílias que continuará a dar frutos depois da JMJ Lisboa 2023. A todas as famílias que já estão inscritas como famílias de acolhimento a minha gratidão.

A recepção dos símbolos ocorrerá no dia 1 de Julho pelas 10h no Mosteiro de Alcobaça. Todos serão bem-vindos!

Na celebração eucarística será feita a bênção das famílias de acolhimento, que estiverem presentes. Desafio-vos ainda para que nos próximos dias as paróquias reforcem o convite para mais famílias de acolhimento.

Confio à protecção maternal da Nossa Senhora da Visitação esta peregrinação dos símbolos com o horizonte na JMJ Lisboa 2023.

Convosco, sempre grato e ao dispor.

+ Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa

24 de Junho de 2023, Solenidade do Nascimento de São João Baptista