“Caminhar juntos … Rumo à Fé!” – 6ºano de Catequese

thumb image site 2022-06-04 6anoparqueNo sábado, dia 4 de Junho de 2022 o grupo do 6º Ano de catequese, da nossa Paróquia de Caldas da Rainha, realizou no Parque D Carlos I uma actividade catequética, com o tema “Caminhar juntos … Rumo à Fé! “. Foi um momento muito bonito e verdadeiramente inspirado pelo Espírito Santo.
O objectivo foi reunir todos os grupos de catequese do 6º Ano, para em conjunto, cada menino e menina, meditar no Sim que vai dizer a Deus no dia da sua Profissão de Fé (16/6/2022). Um Sim dado no dia do Baptismo, que agora será renovado.

O nosso programa iniciou com uma oração e seguiu-se o almoço partilhado. Houve um tempo lúdico de convívio, com cânticos e muita brincadeira.
Chegou, então, o esperado Paddy Paper! Este jogo, dinâmico e interactivo, teve como finalidade fazer a síntese dos 6 anos de Catequese de Infância. Assim, houve três desafios, colocados estrategicamente em certos locais do Parque, a concretizar por cada grupo. Os desafios foram baseados nos conteúdos catequéticos do 1º ao 6º anos. Tais como, as Orações Ave Maria, Pai Nosso e Ato de Contrição; os Sacramentos e os Mandamentos da Lei de Deus (Encontro com a Oração). Foi necessário procurar textos Bíblicos (Encontro com a Palavra), que identificassem as partes do Credo, correspondentes ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo e à Igreja (Encontro com a Fé).
No fim, cada grupo colou no cartaz do Ponto de Encontro a parte da Oração do Credo que lhe coube identificar. E rezamos esta Oração, que manifesta as verdades da Fé que professamos!

Terminada esta parte, caminhamos pela cidade até à Igreja Paroquial, onde participamos na Missa Vespertina de Pentecostes. Foi uma tarde muito boa, repleta de partilha humana e espiritual. Em cada olhar, em cada sorriso resplandecia a Luz de Cristo!

É tempo de agradecer! Agradecemos a Deus o Dom da Fé! E todas as graças e bênçãos que envia às nossas vidas!
Agradecemos aos nossos Priores, e à Direcção da Catequese, que disseram Sim à nossa proposta com entusiasmo!
Agradecemos aos meninos e meninas que aceitam o desafio de descobrir Deus, que habita os seus corações, através da catequese Paroquial. Com perseverança, sentido de compromisso e responsabilidade!
Desejamos que continuem a aceitar o desafio, nos próximos anos de catequese, até ao dia do seu Crisma, no 10º ano.
Agradecemos às famílias! Bem hajam por dar a possibilidade aos vossos filhos de crescerem na Fé, que lhes foi dada no Sacramento do Baptismo.
Um abraço fraterno!

O grupo de Catequistas do 6º Ano de Catequese da Paróquia de Caldas da Rainha – Ano Pastoral 2021-22
São Ferreira (Coordenadora), Júlia Canas, Diane Noronha, Maria de Jesus e Georgina Simões.