Mariápolis 2018

mariápolis 2018A Mariápolis 2018 irá decorrer de 28 a 31 de Julho na Cidadela Arco-Íris! Trata-se de um conjunto de actividades dinamizado pelo Movimento dos Focolares. As inscrições decorrem até dia 15 de Julho, sendo que a partir desta data há lugar a um acréscimo de €10 aos valores estabelecidos consoante a modalidade que optar.

O Movimento dos Focolares teve o seu início em 1943, na altura da Segunda Guerra Mundial. Na cidade de Trento (Norte de Itália), Chiara Lubich e as suas primeiras companheiras descobriram que Deus é Amor, em todas as circunstâncias. Esta descoberta deu um novo rumo às suas vidas! Num cenário de destruição e de morte, decidiram escolher Deus como único Ideal. O Evangelho apresentou-se-lhes sob uma luz nova, com toda a sua força renovadora e sempre actual. Compreenderam que, para responder concretamente ao Amor de Deus, era preciso amá-Lo nos irmãos. Começaram a amar a todos, começando pelos mais pobres. Em poucos meses eram já 500 pessoas, em Trento. Depois, nos anos seguintes, chegou a outros países. Actualmente a história do Movimento dos Focolares passa por 182 países, dos cinco continentes, englobando mais de quatro milhões e meio de pessoas.

O Movimento dos Focolares tem como objectivo contribuir para a realização da unidade e da fraternidade universal. Desta forma, deu-se início a uma nova corrente de espiritualidade baseada no amor evangélico – a espiritualidade da unidade ou de comunhão – que suscitou um vasto Movimento de renovação espiritual e social. É uma espiritualidade que se pode definir como colectiva, uma vez que exige o amor ao próximo. É um novo caminho para chegar a Deus: eu – o irmão – Deus. A sua força revolucionária está sobretudo no amor recíproco que gera a presença de Jesus segundo a sua promessa no Evangelho: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles” (Mt 18,20). Tal como aconteceu no decorrer dos séculos, especialmente em momentos de crise, de reviravoltas na História, também hoje, com os dons dos seus carismas, o Espírito faz com que desabrochem novas correntes espirituais na Igreja, suscitando movimentos, comunidades, famílias religiosas, que são, por assim dizer, a encarnação de uma palavra de vida que Jesus quer repetir para a humanidade, como remédio para os males do tempo.

As “Cidadelas” são uma das mais típicas realizações do Movimento dos Focolares. Podem ser definidas como um esboço de sociedade nova – com casas, escolas, oficinas de trabalho, etc. – cuja lei é o amor recíproco, proposto pelo Evangelho. Surgiram pelo desejo de dar uma continuidade permanente à experiência realizada nas Mariápolis (Cidade de Maria). As Mariápolis, que se realizam desde 1949, são encontros onde pessoas de todas as idades e profissões formam uma cidade em miniatura e onde todos procuram viver a lei evangélica do amor recíproco. Cada uma tem a sua própria característica, consoante o ambiente onde está inserida. Em Portugal a Cidadela Arco-Íris, é uma das 33 Cidadelas existentes nos cinco continentes. Aqui realizam-se actividades programadas, mas também está aberta às pessoas que a queiram visitar para conhecer o Movimento e a sua espiritualidade.

Mais informações em: http://focolares.pt/