CATÓLICOS do OESTE | Sínodo dos Jovens 2018

catolicos-do-oeste-e1480525558952“É-me grato anunciar-vos que em Outubro de 2018 se celebrará o Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração.”
Foi desta forma que o Santo Padre comunicou aos jovens, e ao mundo, o Sínodo dos Bispos de 2018, que terá como tema central os mais jovens, o qual irá decorrer no Vaticano de 3 a 28 Outubro.
O Sínodo é a assembleia de todos os Bispos do mundo em conjunto com o Papa, com o objectivo de reflectir de forma conjunta os temas relevantes para a Igreja Católica e para a humanidade. A palavra sínodo provém do latim sinudus que significa caminhar juntos.

É sincero o amor do Santo Padre para com os jovens, bem como a sua preocupação com futuro dos mesmos. De acordo com o Vaticano serão abordados vários temas importantes que passam pelo desemprego, as redes sociais, a pobreza e a educação.
Este Sínodo, cuja preparação se iniciou em 2017, conta com as partilhas e respostas de mais de 100 mil jovens de todo o mundo, que responderam a um questionário preparatório. Desta forma, e com a análise às preocupações, desejos e ansiedades dos jovens, é intenção firme do Papa Francisco indicar caminhos válidos para que “agarrem a sua vida nas mãos, olhem para as coisas mais belas e mais profundas e conservem um coração livre”.
De acordo com a Agência Ecclesia, a situação da geração “nem-nem”, jovens que não trabalham nem estudam, é considerada uma questão “preocupante” que exige respostas por parte das comunidades católicas, em áreas como a formação profissional ou a educação à distância, por exemplo. Uma das principais preocupações do Papa Francisco será também debatida, a denúncia da “cultura do descarte”, pedindo um novo “modelo económico” que favoreça o desenvolvimento de alternativas vindas das “periferias”. O documento de trabalho preparatório também alerta para realidades crescentes como a toxicodependência e o alcoolismo, o bullying, e as elevadas taxas de suicídio em alguns países.
Também a nossa Paróquia de Caldas da Rainha tem uma especial preocupação com os jovens valorizando a sua importância na vida ativa da nossa Comunidade Paroquial. No início deste novo Ano Pastoral, estão já pensadas várias propostas/convites para todos os jovens que queiram viver e aprofundar a sua fé em partilha e união.
Assim convidamos todos os jovens a irem acompanhando os desenvolvimentos deste Sínodo através do site oficial: youth.synod2018.va bem como a participarem nos vários momentos na nossa paróquia, já pensados até ao final deste ano de 2018, dos quais salientamos os seguintes:
– Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês há um momento de Adoração e Confissões (das 17:00 às 18:45) onde os jovens, junto com a comunidade, terão a oportunidade de se aproximarem de Jesus Vivo e da Sua infinita Misericórdia;
– Está também a ser preparada a Festa do Perdão, no decorrer do mês de Dezembro, como preparação para a celebração do Nascimento de Jesus Menino.
– Manter-se-ão as Vigílias de Oração em datas a definir na reunião da Equipa Vicarial que será no próximo dia 17 de Outubro;
– Dia 7 de Outubro a comunidade “Canção Nova” do Brasil, que também tem uma casa de missão em Fátima e que evangeliza através dos meios de comunicação social (TV e rádio), virá à nossa Paróquia partilhar os seus dons e testemunhos missionários, rezar e conviver com todos os que arriscarem aceitar este convite a partir das 14h no nosso Centro Paroquial.
Como vontade já expressa pelo Santo Padre, que todos consigamos reconhecer, interpretar e escolher os melhores caminhos em conjunto, e que os jovens “agarrem a sua vida nas mãos, olhem para as coisas mais belas e mais profundas e conservem um coração livre”.

Marta e Miguel Xavier
Pastoral Juvenil