CATÓLICOS do OESTE – Peregrinar a Fátima

catolicos-do-oeste-e1480525558952As aparições de Fátima são um acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica e pelo alcance profético dos seus apelos. Portugal e o mundo estão em festa pelas comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.
Em especial no passado mês de Maio rezámos na nossa Paróquia por um constante apelo à conversão, à penitência e à paz. Agora em Outubro temos presente o espírito de missão a que somos chamados: é o Outubro Missionário.
Também Maria é “missionária” como cada um de nós, anunciando: “Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará”. Esta certeza da vitória final é a grande fonte da coragem e da esperança para a vivência do presente histórico. É um desafio à Igreja toda para que se renove na oração e na conversão.
No presente ano vivemos três grandes motivos celebrativos que nos plenificam de júbilo: O Centenário das Aparições de nossa Senhora do Rosário aos três pastorinhos; a vinda do Papa Francisco como peregrino na esperança e na paz; e a canonização de Francisco e Jacinta. Estes três motivos celebrativos são acolhedores daquilo que Nossa Senhora profeticamente nos ofereceu há cem anos, unidos à alegria do evangelho que o Papa nos vai impulsionando a viver como discípulos missionários.
Será oportuno refletirmos sobre o que nos leva até Fátima: “porque vamos em peregrinação?” Se formos apenas para lá pormos uma velinha, vale de muito pouco essa intenção. Se, porém, vamos com o propósito de nos libertarmos das amarras do dia-a-dia que nos afastam de Deus, então ali encontraremos a força espiritual no Imaculado Coração de Maria que nos acolhe, eleva e projeta para o mundo.
Os jovens da zona Oeste estão agora a fazer a sua Peregrinação a Fátima e nestes dias levam nas suas mochilas todo um projeto de vida que cada um apresenta diante do altar e aos pés de Nossa Senhora. É uma Peregrinação da Pastoral Juvenil, atraindo assim largas dezenas de jovens de Caldas da Rainha e concelhos limítrofes até Fátima, sendo que em Setembro último ali se realizou o Jubileu Jovem, com alguns milhares de jovens de todo o país.
Ainda este mês de Outubro também a Catequese de Adultos da nossa Paróquia vai a Fátima em Peregrinação no contexto do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, beneficiando de duas iniciativas que o Santuário preparou para o efeito e que pretendem enriquecer a Peregrinação dos grupos que ali se deslocam pelas comemorações do Centenário: uma Catequese Jubilar a partir da Mensagem de Fátima e o Itinerário do Peregrino.
Assim, quando nos interrogarmos sobre o que nos leva a peregrinar até Fátima, tenhamos o desejo de que Maria nos ajude a parar em atitude contemplativa, saborear o que realmente está em causa, fazer o sentido silêncio que cala o efémero, anunciar o que é mesmo essência e não estorvo, a rezar simplesmente.

Diácono Romero
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5195