CATÓLICOS do OESTE | Liturgia em família

catolicos-oeste-gazetaDecorreu num ambiente solene, festivo e belo o 44º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que, nos últimos dias de Julho, reuniu em Fátima na temática de “Liturgia e Espiritualidade”, liturgia como uma fonte inesgotável da espiritualidade cristã. Participaram todas as dioceses portuguesas e membros de dioceses estrangeiras de expressão portuguesa.
Agora que nos preparamos nas Caldas da Rainha e em toda a Diocese de Lisboa, para celebrar um ano dedicado à Liturgia, procuraremos traduzir por elementos simples todos os momentos celebrativos da espiritualidade cristã, a qual não se encontra confinada às cerimónias, mas na vida em Cristo, que tem o seu início e o seu termo nos ritos e nas preces.
Convirá então perceber a beleza da espiritualidade cristã ao nos deixarmos tocar pelo Coração de Jesus, de onde brota a água e o sangue, isto é, a vida do Espírito, a vida de Deus em nós. E a Liturgia é como que esse coração que pulsa e trabalha em nós e por isso dedicamos tanta preparação para as celebrações, para que se torne mais belo e mais visível o ministério de cada um, dando todo o lugar a Deus.
A Liturgia celebra o “dom da graça”, mas estas poucas palavras estão carregadas de significado que precisa de ser explicado. Como referiu D. José Cordeiro na missa de encerramento deste Encontro Nacional, a simplicidade não é um ponto de partida, é um ponto de chegada. E é tão difícil ser simples, ser-se manso e humilde de coração! É tão difícil sentir-se amado, perdoado, escolhido, porque nós gostamos de escolher e tomar a dianteira.
Numa das Conferencias deste Encontro de Liturgia foi lembrado o magnífico documento do Papa Francisco – “A Alegria do Amor” – que refere a importância das famílias como um bem para a Igreja, do mesmo modo que a Igreja é um bem para as famílias, na medida em que os cônjuges são participantes na obra criadora de Deus e a Igreja é um povo sacerdotal como missão de baptizados para nos oferecermos a Deus.
Ao longo deste ano pastoral que em breve vai arrancar, vamos trabalhar para que cada família, cada indivíduo da Comunidade de Caldas da Rainha se prepare devidamente para celebrar o dom de Deus, na obrigação de viver no quotidiano esse dom de Deus. Assim tomaremos consciência de que a “Igreja Doméstica” precisa de se reforçar numa Comunidade Cristã e que a Paróquia é o conjunto da realidade das famílias que têm de ser cuidadas e acompanhadas na dimensão do sacramento recebido.
Marido e mulher, e cada um de nós nunca desligados da família, compreenderá que a Liturgia é a própria vida da família, como ministros sacramentais do matrimónio, como participantes na obra criadora de Deus, para que cada um por si seja sinal eficaz da presença de Deus pela transmissão da fé como anúncio da Pessoa de Jesus.

Diácono Romero
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5237