CATÓLICOS do OESTE | Já te preparaste para o Natal?

catolicos-do-oeste-e1480525558952A força comercial que esta época nos apresenta leva-nos à pergunta: “já fizeste todas as compras de Natal?” Ou seja: que tipo de preparação fazes para o teu Natal? As pessoas tomam assim como prioridade as promoções para comprar prendas e isto leva a que o verdadeiro significado do Natal se perca. Cada vez mais, o “natal comercial” se sobrepõe ao Natal que revive o nascimento de Jesus, Deus que vem ao nosso encontro.
Há dias até alguém dizia que o Pai Natal era um santo!… Nada mais absurdo, quando bem sabemos que a figura do Pai Natal foi inventada e lançada pela coca cola. Cá estamos novamente na senda do “natal comercial”.
Porém, para que o valor do Natal não seja esquecido nem perdido, temos sempre o tempo do Advento. Mas o que é o Advento senão um tempo que significa preparação, chegada, vinda? Chegada? Vinda? De quem? Nós preparamos o nascimento de Jesus Cristo. Mas isto não é só celebrar o nascimento de alguém, como fazemos todos os anos. O Advento é um tempo de preparação para o Natal, que serve também para nós podermos parar, reflectir e melhorar o que há de menos bom em nós.
Desde do início do tempo do Advento, os jovens da paróquia de Caldas da Rainha têm-se vindo a preparar para a maior festa da época: o nascimento de Jesus Cristo! Neste caminho de preparação começámos com uma vigília de oração, em que os jovens da vigararia Caldas-Peniche se reuniram na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Durante este encontro tivemos a oportunidade de partilhar e reflectir sobre o que é o Advento e o que podemos fazer para nos melhorarmos – a nós individualmente – e melhorar na relação com as pessoas que nos são mais próximas. De seguida tivemos uma semana de oração, com a Novena dedicada à Imaculada Conceição.
No passado sábado, dia 16 de Dezembro, o Presépio Vivo voltou a sair à rua. Foi uma autêntica Igreja em saída, na medida em que muitos jovens e adultos da paróquia se juntaram para anunciar pelas ruas da nossa cidade o verdadeiro Natal espiritual, ou seja o nascimento de Jesus que veio para dar sentido à nossa vida.
Esta caminhada quis relembrar a caminhada de Maria e José que procuravam um local de abrigo para que nascesse Jesus. À medida que se ia caminhando, cantavam-se hinos de glória a Jesus Cristo para recentrar os transeuntes nos valores do Natal cristão.
Terminando a nossa peregrinação até à igreja de Nossa Senhora da Conceição, já lá dentro, tivemos a oportunidade de reflectir sobre o significado deste caminho que acabávamos de fazer. No mesmo dia, os jovens montaram o presépio na Igreja, dando assim continuidade à tradição e respondendo também desta forma à pergunta “já te preparaste para o Natal?”.
No próximo dia 22 de Dezembro pelas 21h15 irá realizar-se a celebração penitencial. É o momento ideal para quem anda à procura de paz consigo, com Deus e com os outros. Daí a necessidade de parar, de ter um tempo mais em silêncio, de conseguir uma preparação interior para melhor viver o Natal. Venha e junte-se a toda a comunidade das Caldas da Rainha.
Em nome de todos os jovens da paróquia de Caldas da Rainha desejamos um Santo Natal.

Tiago Miradouro
Grupo de Jovens
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5205
Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2017