CATÓLICOS do OESTE – Festas Populares

catolicos-do-oeste-e1480525558952Estamos a entrar na época das Festas dos Santos Populares as quais, na generalidade, procuram trazer à rua um ambiente de festa religiosa em honra de determinado Santo Padroeiro, mas dando especial destaque à gastronomia local, no melhor que cada um sabe e produz.
Recentemente, em Peniche, comemorou-se o Dia Nacional do Pescador, com destaque para a celebração da Eucaristia em homenagem aos homens do mar. Com o mesmo cariz, não podemos deixar de referir a Romaria a Cavalo entre a Nazaré e Alcobaça, com o culto a Nossa Senhora da Vitória, tida como protectora dos navegantes.
Outra Festa Religiosa foi a recente Procissão das Velas na Lagoa de Óbidos, trazendo à Foz do Arelho muita vida e luz pelas largas dezenas de participantes iluminando as suas bateiras – as típicas embarcações locais – e contando ainda com a presença de muitos barcos de recreio que se juntaram.
Nestas festas populares o trabalho, o esforço e o empenho em causas justas estão enraizados na Fé pela gratidão ao Santo Padroeiro. É ainda o caso de Torres Vedras que celebra, a partir de 29 de Junho e durante 11 dias, uma feira em honra àquele que é o Santo tradicionalmente conhecido por deter as chaves do céu e a quem Jesus confiou os destinos da Igreja. A Feira de S. Pedro carrega em si uma forte religiosidade popular, sendo ainda considerada uma das três maiores feiras generalistas do país.
Aqui, por Caldas da Rainha, celebramos o 13 de Junho – dia dedicado a Santo António – com uma iniciativa alargada aos párocos da Vigararia de Caldas/Óbidos/Peniche, que se envolvem numa deslocação e visita aos utentes do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, desde os idosos até às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e ATL.
E a comunidade paroquial de Caldas da Rainha está já a preparar o Arraial da Paróquia, com um programa variado de animação, para a noite de sexta-feira 30 de Junho – ao jeito das festas dos Santos Populares – não faltando a boa sardinha assada, as bifanas e muitas especialidades para sobremesa em bom convívio. Também nas Tasquinhas, se envolvem muitos voluntários da paróquia das Caldas da Rainha, com o seu espaço de restauração, onde as mãos generosas de muitos servem as delícias dos bons pratos e doçaria, valorizando o programa da Festa de Verão.
As Festas Populares têm normalmente uma matriz de religiosidade popular, com a tradição e a história de cada terra, mas tornam-se sempre num ponto de convergência que une, pelos muitos esforços, criatividade e alegria, com o objectivo de criar bons momentos de partilha. Por cá, contamos com a presença de muitos, correspondendo à dedicação e entrega de tantos voluntários.

Diácono Romero
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5178