CATÓLICOS do OESTE – Espiritualidade conjugal

catolicos-do-oeste-e1480525558952O tema espiritualidade conjugal pode, à primeira vista, parecer um pouco descabido para muitas pessoas. Não será cada um de nós apenas responsável pela sua espiritualidade? Porquê envolver o cônjuge? Trata-se ou não de um compromisso assumido no ato do casamento cristão?
Entendemos, por espiritualidade conjugal, a procura da santidade através da vivência do amor matrimonial. A busca da santidade é um projecto colectivo, partilhado, comunitário. Abre o espaço à entreajuda, à responsabilidade de uns pelos outros, no acolhimento, na oração e na ajuda fraterna.

Em tempos não muito recuados da vida da Igreja, parecia que a santidade estava apenas reservada aos consagrados, já que os métodos e as regras de vida espiritual eram entendidos e propostos de forma individual. A partir da segunda metade do século passado, começaram a surgir Movimentos que colocam o enfoque na santidade dos casados, propondo caminhos para atingir esse objectivo. Entre outros, surgiu o Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS), o qual veio propor a espiritualidade conjugal e uma metodologia para uma vida em Equipa, em “Comunidade Cristã de Casais”, o que constituiu uma surpresa e uma verdadeira revolução, para a época. Hoje é entendido como um carisma, um dom dado por Deus à sua Igreja. Dado o seu carácter moderno e à actualidade das suas propostas, o Papa Francisco encorajou, em 2015, num Encontro de membros das ENS, em Roma, “todos os casais a pôr em prática e a viver em profundidade, com constância e perseverança, a espiritualidade que as ENS seguem”.
As ENS são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objectivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão, pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos, unidos pelo sacramento do Matrimónio. Apesar de não serem um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob a sua protecção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela “que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança.” (Lumnen Gentium 55).
As ENS oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão, o que muitos da nossa paróquia de Caldas da Rainha têm sabido aproveitar. Conscientes das suas fraquezas e das dificuldades que encontram, os casais decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns aos outros.
Referimo-nos atrás, em particular e em concreto, às ENS, sem querer menosprezar outros, por ser o Movimento de Espiritualidade Conjugal mais implantado na nossa região, envolvendo cerca de noventa casais e 14 sacerdotes nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche Destes casais, um grande número pertence à Paróquia de Caldas da Rainha.
Esta responsabilidade pela santificação do cônjuge não se esgota nos casais que estão integrados nestes Movimentos, os quais apenas ajudam, mas não substituem. É na busca da construção de um mundo melhor que todos, sem excepção, devemos viver preocupados com a santificação do outro.

Fernando Alves
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5193
Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017
Ligação: https://gazetacaldas.com/opiniao/catolicos-do-oeste-espiritualidade-conjugal/