CATÓLICOS do OESTE | Por cá e por lá

catolicos-do-oeste-e1480525558952Para quem não está a acompanhar de perto a vida das comunidades do Oeste, poderá ser interessante tomar conhecimento de que por aqui, nas Caldas da Rainha, a torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Conceição foi “invadida” por uma grua, mas por uma boa causa. Tratou-se da remoção dos sinos e das vigas de suporte que já não apresentavam a segurança necessária e, antes de qualquer acidente, eis que foi tomada uma medida preventiva.
Cinco anos após a dedicação desta igreja (vulgo “inauguração”), foram colocados os sinos com o contributo adicional de um muito alargado número de paroquianos e benfeitores que suportaram o seu elevado custo. Agora há necessidade de fazer face a esta nova despesa e novas gerações são chamadas a contribuir para o pagamento da reparação do conjunto sineiro, e regista-se com muito agrado a comparticipação do Município para esta boa causa.
Como refere uma Nota Informativa da Paróquia, divulgada no site da mesma, os sinos voltarão a tocar – certamente para anunciar o nascimento do Deus Menino Jesus – no Natal que se aproxima. Voltará a fazê-lo em muitas outras ocasiões de festa, dignas de serem anunciadas e partilhadas com as gentes da cidade, crentes ou não.

Em Torres Vedras o Jornal BADALADAS está de parabéns pelos seus setenta anos de atividade. Fundado pelo Pe. Joaquim Maria de Sousa em 1948 como Boletim das Paróquias de Santa Maria do Castelo e S. Pedro da Vila, tem-se tornado o veículo de informação da vida da Igreja local, da vida do concelho e arredores. Foi-lhe, no entanto, dada uma prenda de aniversário muito desagradável: um ataque informático perpetrado por “piratas” (normalmente designados por “hackers”) que se dedicam a destruir obra feita, causando grandes prejuízos e pondo em risco os utilizadores mais incautos.

Por Ribamar, Lourinhã, o Pe. Batalha continua a fazer das fraquezas forças, sempre empenhado, entre outras coisas, com reuniões de pais, com retiros e com a preparação da Missa de Cristo-Rei, transmitida pela televisão para todo o mundo. Aliás, a Festa de Cristo Rei, uma vez que está muito ligada à Ação Católica, foi celebrada com as crianças Guineenses que são acolhidas no âmbito do projeto-saúde da Ação Católica/Fundação João XXIII em Solidariedade com a Guiné-Bissau. Já passam de 50 as crianças recebidas com o intuito de lhes salvar a vida com intervenções cirúrgicas e tratamentos de doenças graves.

Por último e não menos importante, a Ordenação Episcopal de Dom Daniel Henriques, nomeado Bispo-Auxiliar de Lisboa, com especial dedicação à Zona Pastoral do Oeste e que já coordenou a primeira reunião de Vigararia, em Alvorninha, demonstrando uma preocupação especial com as questões da família e da
motivação dos jovens para a missão.

cf. jornais do Oeste
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5255