CATÓLICOS do OESTE | Advento … tempo de esperança!

catolicos-do-oeste-e1480525558952Sou mãe! E como todas as mães preparei o nascimento dos meus filhos com todo o desvelo. Com todo o amor. Quando uma família espera a vinda de um filho há um cuidado especial, pois há muito a preparar. Há pormenores que fazem muito sentido, há grandes preocupações que são necessárias resolver, há uma responsabilidade nova, há uma esperança que gera desejo, expectativa, felicidade, alegria… Amor!
A mulher transforma-se, quase sem dar por isso, física e emocionalmente. É maravilhoso como a nossa natureza humana se modifica naturalmente enquanto um novo ser cresce dentro de nós. Ficamos mais sensíveis, mais pacientes, mais corajosas. E apesar de ficarmos com mais peso, sentimo-nos mais leves e até mais bonitas.
Há que avisar a família, para que também eles se sintam envolvidos e responsáveis pela vinda do novo membro; há que ir ao médico, encontrar nas ecografias a tranquilidade o descanso de saber que o filho está de saúde; há que fazer o enxoval, bordando ternura em cada fralda, em cada lençol.
O tempo da gravidez é o advento duma vida nova, que já está em cada mãe, desde o dia da concepção, para ser dado à luz, para ser dado ao mundo.

A Igreja inicia o Ano Litúrgico com o Advento do Natal. É um tempo dedicado especialmente a Maria, à Mãe de Deus. É o tempo de fazer o Presépio. De preparar e criar as condições para o Salvador que vai nascer. O Presépio somos nós!
O Advento é o tempo em que somos convidados a fazer o que qualquer mãe faz quando a esperança de uma nova vida para o mundo surge no seu seio despertando o amor.

O cristão é aquele que está “grávido” desta esperança, desta felicidade, desta expectativa. Sentindo-se lindo por reflectir no mundo o Amor, a Beleza, que cresce dentro de si. O cristão anuncia, aos outros irmãos e a todos, a vinda do Messias, para que todos nos sintamos envolvidos e responsáveis pela proclamação da vida nova da graça, Jesus Salvador do Mundo. O cristão vai ao seu confessor libertar-se do peso do pecado para que na ecografia da alma seja todo pureza para acolher em si o Amor de Deus, Jesus Cristo feito carne. O cristão “borda cada palhinha” do seu coração para nele poder reclinar o Amor de Deus, Jesus Filho do Deus Vivo.
As mães, durante a gravidez fazem pausas para poderem escutar e sentir o seu filho. Oh que alegria quando o bebé se mexe! Está vivo! Age em nós! O Advento é o tempo da humildade, do silêncio, para captar a presença, os gestos que Deus nos dirige. Sinais que tem para cada um, para que nos possamos aperceber que o seu amor está vivo e age em cada coração.

Hoje abordei este assunto com os meus alunos de Religião Moral do Centro Social Paroquial e foram eles que me lembraram uma atitude fundamental a qualquer grávida e a qualquer cristão para viver bem o Advento. – Rezar! – Ó Margarida uma grávida deve rezar para estar confiante! É bem verdade! O cristão deve rezar para estar sempre cheio de fé na vinda do Emanuel, do Deus Connosco! “Na boca das crianças, Senhor, puseste o louvor perfeito” (Ant Sl 8)

A Igreja, nossa Mãe, vive o tempo do Advento, grávida de Fé, Esperança e Caridade, para dar a Luz ao Mundo. Jesus Cristo Luz do Mundo que vem, continuamente, agir em cada alma para sermos sempre mães que preparam, cuidam, consolam, amam. Maria e José não parecem uma família muito afortunada, tiveram o filho no meio de grandes dificuldades, porém estão cheios de uma profunda alegria, porque amam, porque se ajudam e, sobretudo, porque estão cheios de segurança de que na sua história está a obra de Deus, que se fez presente no Menino Jesus. Neste Advento deixemos que seja Deus a construir este Presépio em nós.

Margarida Varela
paroquiacaldasdarainha@gmail.com
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5257
Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018
Fonte: Gazeta das Caldas